Uema e Vale lançam edital para Jornada de Inovação com foco em desafios operacionais reais

Por em 2 de outubro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio de sua Agência de Inovação e Empreendedorismo – Agência Marandu, em parceria com a Vale, acaba de lançar um edital voltado para a seleção de estudantes que participarão da Jornada Marandu. A iniciativa é uma jornada de inovação que visa a enfrentar desafios operacionais reais da Vale, por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

As inscrições para participar do programa estarão abertas de 14 a 25 de outubro de 2024, e devem ser feitas por meio do formulário disponível no site da Agência Marandu/Uema, no endereço eletrônico www.marandu.uema.br. O processo exige que os estudantes anexem os documentos obrigatórios no momento da submissão.

O principal objetivo do edital é identificar oportunidades de inovação que possam melhorar processos, serviços ou produtos da Vale, com foco nas operações do Porto de Ponta da Madeira e da Estrada de Ferro Carajás. Os participantes deverão propor e desenvolver ideias inovadoras com o potencial de gerar novas tecnologias, spinoffs ou startups. Além disso, a jornada tem como meta incentivar a inovação e o empreendedorismo dentro da comunidade acadêmica, promovendo o desenvolvimento de soluções por meio do processo de ideação e aceleração.

Outro aspecto relevante é o intercâmbio entre docentes e estudantes da Uema com a Vale, visando a criação de novas atividades de PD&I. A proposta busca inserir a comunidade acadêmica no ecossistema de desenvolvimento tecnológico e inovação da instituição.

O professor Roberto Serra, diretor executivo da Agência Marandu, destacou a importância dessa colaboração. “A Uema firmou, em agosto, um acordo de parceria com a Vale, disponibilizando toda sua expertise em áreas específicas para enfrentar os desafios da empresa, seguindo a lógica da inovação aberta”, afirmou Roberto Serra. Ele ainda pontuou que a iniciativa proporciona à universidade uma oportunidade de aplicar o conhecimento teórico de maneira prática, ajudando a resolver problemas concretos do setor produtivo.

O edital é aberto a estudantes de todos os campi da Uema e oferece um total de 32 bolsas de R$ 700,00 mensais para os membros das equipes selecionadas na fase de ideação. O valor será concedido por dois meses, podendo cada equipe receber até quatro bolsas, somando R$ 5.600,00 ao final desse período.

Na fase de aceleração, 16 bolsas de R$ 2.250,00 mensais serão concedidas durante cinco meses para as equipes que avançarem. Novamente, até quatro bolsas poderão ser recebidas por equipe, totalizando R$ 45.000,00 por grupo ao término do programa.

Essa jornada representa uma oportunidade única para a comunidade acadêmica aplicar suas habilidades e conhecimentos em projetos de alto impacto, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a inovação no setor industrial.

Inscrições e informações:

Por: Karla Almeida