Uema Caxias celebra Setembro Azul com evento de conscientização da comunidade surda

Por em 27 de setembro de 2024

Na manhã desta quinta-feira (26), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), campus Caxias, promoveu um evento em celebração ao “Setembro Azul”, mês dedicado à conscientização da Comunidade Surda. A iniciativa, organizada pela professora Crislane Morais e com o apoio do Departamento de Letras, envolveu acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, História e Pedagogia, destacando a importância da cultura e identidade surda.

O evento abordou temas relevantes como os desafios enfrentados por surdos no mercado de trabalho, suas experiências em ambientes escolares e a importância do atendimento especializado na área da saúde; contando com a participação dos enfermeiros Prof. Nando Fernandes e Dora Limeira, que compartilharam experiências sobre as melhores práticas de atendimento a pacientes surdos.

A programação começou com uma palestra da professora Jacirene Pereira, seguida por uma apresentação da Prof.ª Taty Oliveira, que enriqueceram o debate sobre a inclusão e os direitos da comunidade surda. A participação de professores surdos, como Dacio Teixeira e Talita Araújo, foi um dos destaques, proporcionando uma visão autêntica e engajada das vivências diárias da comunidade.

Acessibilidade também foi um dos assuntos abordados no evento, que contou com a presença dos professores-intérpretes de Libras Soraia Laianne e Jânio Oliver, além de uma participação especial do professor intérprete Rogger Ribeiro, garantindo que todos os presentes pudessem usufruir plenamente das palestras e discussões.

A Uema reitera seu compromisso com a inclusão e a valorização da diversidade, celebrando a riqueza da cultura surda e promovendo diálogos que visam a construção de um ambiente mais acessível e respeitoso para todos.

Por: Assessoria de Comunicação – Ascom/Uema