Diretor do Curso de Geografia do Ensinar/Uema publica artigo sobre a resistência dos Tenetehara Tembé no oeste maranhense

Por em 26 de setembro de 2024

O Diretor do Curso de Geografia do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. Ademir Terra, publicou artigo na Revista Geosul, de qualificação A2 pela Capes, juntamente com Mara Dielly Santos da Cruz -egressa do curso de Geografia do Polo Nunes Freire e atual mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (PPGeo) da Uema.

O artigo intitulado “A Resistência dos Tenetehara Tembé no Oeste Maranhense: um olhar sobre a dinâmica socioespacial da Aldeia Itaduquirá na Terra Indígena Alto Turiaçu” aborda questões cruciais sobre os desafios enfrentados pelos Tenetehara Tembé, um povo indígena que habita a Terra Indígena Alto Turiaçu, no oeste maranhense.

O artigo oferece uma análise detalhada das pressões e processos discriminatórios sofridos pela comunidade da aldeia Itaduquirá, localizada nas proximidades do Rio Gurupi. O estudo destaca as estratégias de luta e resistência dos Tenetehara Tembé para garantir sua sobrevivência e preservar seu modo de vida, apesar das ameaças constantes de invasores em suas terras.

Sobre a importância da publicação, o professor Ademir Terra comentou: “publicar numa revista qualificada como a Geosul, com classificação A2, é lançar luz sobre a luta e resistência dos povos indígenas do Maranhão. Essa publicação é uma significativa contribuição para o currículo acadêmico, tanto do professor quanto da estudante, e destaca a relevância do Programa Ensinar em todo o estado do Maranhão”.

A publicação pode ser acessada AQUI.

Por: Paula Lima