Uema e Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional reforçam parceria em reunião institucional

Por em 26 de setembro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu, nesta quarta-feira (25), em São Luís, representantes do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Maranhão (CREFITO-16). O encontro teve como objetivo discutir parcerias que visam fortalecer a formação de profissionais nas áreas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Recentemente, a Uema inaugurou o primeiro curso de fisioterapia entre as universidades públicas do Maranhão.

Representando a Uema, estiveram no encontro o Reitor Walter Canales, o pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Graduação (Prog), Cláudio Eduardo de Castro, a diretora do Campus Itapecuru Mirim, Thallita Serra, e a diretora do curso de Fisioterapia, Adriana Rego. Representando o CREFITO-16, estiveram Leticia Fröhlich Padilha, presidente do conselho, e Erika Braga, conselheira suplente.

Na ocasião, a diretora Thallita Serra ressaltou a importância da colaboração entre a Uema e o CREFITO. “A parceria entre o CREFITO e a Uema pode trazer diversas vantagens e oportunidades para a formação de profissionais. O fortalecimento da formação dos nossos alunos garante que os cursos estejam alinhados com as necessidades do mercado e as diretrizes do CREFITO, proporcionando destaque e relevância a esses profissionais na saúde pública”, destacou a diretora do Campus Itapecuru Mirim.

Leticia Fröhlich Padilha, presidente do CREFITO16, também expressou sua satisfação com o encontro: “Fiquei muito feliz com o contato da Uema. O interesse e a sensibilidade do reitor em buscar as entidades representativas para conversar sobre a abertura de possíveis cursos mostram que a universidade está atenta às demandas sociais atuais. O CREFITO está à disposição para colaborar com embasamento teórico e técnico, sempre que necessário, visando a formação de um número suficiente e qualificado de profissionais no Maranhão”.

A reunião também destacou a disposição da Uema em abrir novos cursos que atendam às necessidades da população maranhense, refletindo um compromisso com a melhoria da qualidade da formação profissional nas áreas de saúde. As discussões realizadas são um passo importante para que a Uema continue a ser um polo de referência na formação de profissionais competentes e engajados nas demandas sociais do estado.

Fotos: Rafael Carvalho