Terceira parte do I Ciclo de Palestras Comunica Uema foi realizada nesta segunda (23)

Por em 24 de setembro de 2024

Na tarde de ontem (23), a Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, no Auditório do Centro Caixeiral, a terceira parte do I Ciclo de Palestras Comunica Uema. O evento, que contou com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), trouxe temas relevantes para a discussão sobre comunicação e sociedade.

A palestra de abertura abordou o tema “Comunicação, Direitos Humanos e a Construção de uma Sociedade Justa e Participativa”, ministrada pelo Prof. Thiago Alisson Cardoso de Jesus, Diretor do Curso de Relações Internacionais da Uema.

Além disso, ocorreu uma mesa redonda intitulada “Comunicação e Política: A Voz do Cidadão na Era Digital”. Participaram da mesa a Coordenadora da Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública do Estado, Socorro Boaes; o jornalista da equipe de Canais Digitais do Governador Carlos Brandão, Madson Fernandes; e o jornalista do Portal Imirante, Adriano Soares. A mediação foi conduzida pelo Prof. Thiago Alisson Cardoso de Jesus.

O Assessor de Comunicação da Uema, Lucas Vieira, destacou a relevância de explorar a temática Comunicação e Política às vésperas das eleições municipais, ressaltando a importância do assunto tanto do ponto de vista social quanto acadêmico. “A interface Comunicação e Política é um campo em constante evolução, com implicações profundas para a democracia. Compreender os processos de comunicação política é essencial para analisar o funcionamento das instituições democráticas e para tomar decisões mais informadas. A história de um está intimamente associada ao outro”, afirmou Vieira.

O reitor da Uema, Walter Canales, também esteve presente e reforçou a importância do evento. “A comunicação é um pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa. Iniciativas como esta promovem o conhecimento e fortalecem o papel da universidade como um espaço de diálogo e reflexão crítica”, destacou.

Este evento fez parte de uma série de ações formativas em comemoração aos 30 anos da Assessoria de Comunicação da instituição.

Por: Ascom/Uema

Fotos: Rafael Carvalho