Uemanet realiza workshop para alunos do curso de Tecnologia em Gastronomia em Balsas

Por em 24 de setembro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Polo Balsas do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), promoveu um enriquecedor Workshop destinado aos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. O evento, ministrado pelo renomado professor Oscar Adelino Neto, ocorreu nos dias 21 e 22 de setembro de 2024, no Clube Recreativo Balsense (CRB).

Com uma programação diversificada, o workshop abordou temas fundamentais da cozinha oriental e clássica, além de coquetéis e vinhos. Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar na prática o que aprenderam teoricamente em sala de aula, tornando o conhecimento acadêmico uma experiência palpável e enriquecedora.

Durante as atividades, os alunos se dedicaram à produção de pratos tradicionais e icônicos da culinária oriental e clássica. Entre os destaques do menu, estavam o Tonkatsu, um suculento prato japonês de carne empanada, e o yakisoba, um saboroso macarrão frito que conquistou paladares ao redor do mundo. Os alunos também prepararam o clássico macarrão carbonara, famoso na cozinha italiana, além de sushis e temakis, que trouxeram um toque especial da cultura japonesa para o evento.

O workshop também incluiu a elaboração de pratos requintados, como carpaccio, ossobuco e risoto de filé, além de um refrescante risoto de abacaxi que surpreendeu os participantes com sua combinação de sabores. As práticas culinárias foram não apenas um exercício de técnica, mas também uma verdadeira imersão na criatividade e na cultura gastronômica.

Além dos pratos, o workshop dedicou uma atenção especial à mixologia, onde os alunos experimentaram a produção de diversas bebidas, incluindo caipirinha, caipirosca, saquerinha, gin tropical e a sofisticada Queen’s Mary. Essa parte do evento permitiu que os estudantes explorassem a arte de criar coquetéis, aprimorando suas habilidades e conhecendo a importância das combinações de sabores.

A experiência prática proporcionada pelo workshop foi um momento de grande aprendizado e desenvolvimento para os alunos, permitindo que eles visualizassem na prática as teorias aprendidas em sala de aula. O professor Oscar Adelino Neto, com sua vasta experiência e paixão pela gastronomia, guiou os alunos com maestria, incentivando a troca de ideias e a exploração de novas técnicas.

O sucesso do evento não apenas reforça a importância de uma formação sólida na área de gastronomia, mas também destaca o compromisso do Uemanet em oferecer experiências que preparem os alunos para os desafios do mercado. Ao unir teoria e prática, a universidade se posiciona como uma referência na formação de profissionais qualificados e criativos na gastronomia.

Com atividades como essa, o Uemanet continua a inspirar e capacitar seus alunos, preparando-os para se tornarem não apenas chefs de cozinha, mas também inovadores no universo gastronômico.

Por: João Gabriel Costa