ProfiTec/Uema celebra Colação de Grau dos formandos de Gestão da Qualidade em Grajaú

Por em 24 de setembro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na última segunda-feira (23), a cerimônia de Colação de Grau dos concludentes do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec) e do curso de Enfermagem. O evento reuniu membros da Gestão Superior da Uema, autoridades políticas e religiosas, coordenadores do ProfiTec, professores, familiares e amigos dos formandos.

Entre os graduados, 14 formandos do curso tecnólogo de Gestão da Qualidade comemoraram a conclusão de uma jornada marcada por desafios e superações.

O vice-reitor da Uema, Paulo Catunda, destacou a relevância do ProfiTec e a missão da universidade em promover a educação como um agente transformador no Maranhão.”O ProfiTec é uma proposta nova da Uema para oportunizar a mais pessoas, principalmente nesta região, onde nós temos uma importância muito grande nessas oportunidades que estão chegando, qualificando mão de obra para que as pessoas possam abraçar as oportunidades. A Uema está fazendo um diferencial na vida das pessoas, sendo o maior redutor de desigualdade no Maranhão e o ProfiTec está envolvido nisso”, afirmou.

A diretora do Campus Grajaú, Ana Rita, ressaltou a importância do curso de Gestão da Qualidade para o desenvolvimento local. “Tivemos o privilégio de ter a primeira turma de Gestão da Qualidade para atender às necessidades do município. Eu sempre digo que esse programa chegou por meio de um estudo de viabilidade, e a nossa universidade cumpre a missão de servir à sociedade e melhorar os trabalhos e serviços da cidade de Grajaú. Hoje, ganha a nossa gestão, os alunos e principalmente o município de Grajaú. Isso nos deixa muito felizes”, comentou.

A coordenadora do curso de Gestão da Qualidade do ProfiTec, Thayanne Ferreira, lembrou do esforço conjunto que garantiu o sucesso da turma.” Depois de muito esforço dos alunos, dos professores e da coordenação para que a turma tivesse sucesso.Essa é a nossa segunda turma do Curso de Gestão da Qualidade que estamos formando, e é um momento de muita emoção. Desejo para nossos gestores da qualidade, formados pelo ProfiTec e pela Uema, que contribuam para o crescimento da sociedade e que sejam muito felizes nesse novo ciclo que se inicia”, pontuou.

O vice-coordenador do ProfiTec, Fernando Lima, enfatizou o impacto positivo que a formatura terá tanto para os graduados quanto para o mercado de trabalho.

“A finalização do curso por parte desses alunos representa um grande ganho tanto para nós da Uema, por meio do ProfiTec, como também para toda a sociedade maranhense, em especial da sociedade de Grajaú. Agora, temos profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho em todas as cidades do Maranhão e do Brasil”, explicou.

Representando os formandos, Sireika Araújo, concludente do curso de Gestão da Qualidade, compartilhou sua experiência no programa e expressou gratidão: “A minha experiência com o ProfiTec no curso de Gestão da Qualidade, aqui, em Grajaú, foi muito rica, porque acredito que agregou e vai agregar muito na minha vida profissional. Apesar de termos iniciado o curso durante a pandemia, vencemos essa barreira, com uma estrutura belíssima e professores capacitados que nos repassaram muitos conhecimentos. Hoje é um dia muito importante, estou muito feliz e grata à Uema e ao ProfiTec por essa oportunidade de obter o grau superior”, comemorou.

Por Débora Souza

Fotos: Luís Paulo Sousa