Nuclin lança chamada para professores e alunos atuarem no Programa “Partiu Uema”

Por em 19 de setembro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Línguas (Nuclin), lançou o edital 01/2024-Nuclin/Uema para seleção de professores supervisores e monitores que atuarão no Programa Partiu Uema. O processo de inscrição, que já está aberto, segue até o dia 1º de outubro de 2024. O edital visa selecionar profissionais e estudantes para o desenvolvimento de atividades ligadas ao ensino de línguas estrangeiras, com o objetivo de fortalecer a internacionalização e a capacitação acadêmica na instituição.

O Programa Partiu Uema tem como principal finalidade oferecer aos alunos de pós-graduação stricto sensu e aos bolsistas dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UEMA) e de Extensão (PIBEX/UEMA) acesso gratuito a cursos de línguas estrangeiras. A proposta é incentivar o aprendizado de idiomas entre os estudantes da universidade, facilitando sua participação em programas acadêmicos nacionais e internacionais, sejam eles presenciais, híbridos ou a distância.

Entre os objetivos do programa, destaca-se o alinhamento com as metas de internacionalização estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional da Uema. O Partiu Uema busca promover o desenvolvimento de competências linguísticas, como a leitura, escrita e compreensão de textos acadêmicos, além de ampliar a capacidade discursiva dos estudantes em diversas áreas do conhecimento. Outro objetivo é fomentar a submissão de propostas para intercâmbio acadêmico em universidades estrangeiras, fortalecendo a presença dos discentes da Uema no cenário internacional.

Para esta edição, estão sendo oferecidas quatro vagas para professor supervisor e seis vagas para monitor bolsista. O processo seletivo ocorrerá em duas etapas: a primeira será uma análise de currículo e a segunda consistirá em entrevistas. Os candidatos serão classificados de acordo com o desempenho em ambas as fases, sendo alocados conforme a ordem decrescente da classificação final.

As inscrições podem ser realizadas até 01 de outubro de 2024 pelos links abaixo:

O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 13 de novembro de 2024.

Para mais informações sobre os requisitos e documentos necessários, acesse o edital completo AQUI.

Por: Karla Almeida