Curso Online 2024: Institucionalização da Agenda 2030

Por em 17 de setembro de 2024

A Rede ODS Brasil – GT SNCTI apresenta o “Curso 2024 – Institucionalização da Agenda 2030”. Este curso tem como principal objetivo promover a integração e a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas instituições que compõem o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Por meio do fortalecimento de práticas alinhadas à Agenda 2030, espera-se incentivar a adoção de estratégias em ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão, contribuindo para uma atuação mais comprometida e eficaz em prol do desenvolvimento sustentável.

O objetivo é incentivar a institucionalização e a adoção de práticas em ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão que estejam alinhadas à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas instituições do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

As inscrições são abertas a docentes, técnicos administrativos, servidores, contratados, seletivados, tutores, monitores, pesquisadores, extensionistas e discentes das instituições que fazem parte do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O período de inscrições será de 16 a 30 de setembro e deverá ser realizado por meio do formulário online disponível neste link: https://tinyurl.com/inscricaocursoredeods.

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. No momento da inscrição, é necessário anexar a carta de anuência assinada pela chefia imediata. O modelo da carta de anuência está disponível neste link.

Carta de Anuência do Chefe Imediato

Formulário de Inscrição

O curso, oferecido de forma online e gratuita, possui uma carga horária total de 60 horas e será  ministrado por meio da plataforma de videoconferência Microsoft Teams, com atividades síncronas e assíncronas. Para obter o certificado, os participantes devem cumprir pelo menos 75% de presença nas aulas remotas, preencher o formulário de avaliação do curso e elaborar um Plano de Ação.

O Plano de Ação é uma proposta de intervenção a ser desenvolvida na instituição do participante, seguindo um roteiro que será apresentado e trabalhado ao longo do curso. As aulas ocorrerão nas segundas e quartas-feiras, nos meses de outubro e novembro, das 16h às 18h, conforme o calendário anexo.

A frequência será controlada por meio de relatórios da plataforma Teams e de um formulário digital disponibilizado durante as atividades assíncronas. Todas as aulas serão gravadas e ficarão disponíveis tanto para os participantes do curso quanto no canal do YouTube da Rede ODS Brasil, facilitando o acesso ao conteúdo e possibilitando a revisão dos temas abordados.

As aulas serão realizadas nas segundas e quartas-feiras, nos meses de OUTUBRO e NOVEMBRO, das 16h às 18h, conforme o calendário a seguir:

MÓDULO I – MÊS DE OUTUBRO

TEMÁTICA

Abertura do curso
Aula 1 – As agendas de desenvolvimento

Aula 2 – Diagnóstico situacional e adequação das metas

Aula 3 – Implementação da Agenda 2030 no Brasil

Aula 4 – ODS e metas nos municípios brasileiros

21 à 30/10

Elaboração de um Plano de Ação para a Implementação dos ODS

MÓDULO II – MÊS DE NOVEMBRO

TEMÁTICA

4 ou 6/11

Aula 5 – ODS no ensino

11 ou 13/11

Aula 6 – ODS na pesquisa e pós-graduação

Aula 7 – ODS na extensão

Aula 8 – ODS no empreendedorismo e inovação

Aula 9 – ODS na gestão

Prazo para entrega do plano de ação

*Observação: A programação está sujeita a alterações

A certificação será concedida aos participantes que alcançarem no mínimo 75% de frequência e entregarem o Plano de Ação. Os certificados serão disponibilizados na página da Rede ODS Brasil.

Promoção:

Rede ODS Brasil e GT SNCTI

Organização:

Centro Universitário do Maranhão – CEUMA

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFAR

Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE

Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB

Universidade de Pernambuco – UPE

Por: Assessoria Especializada de Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS/Uema