Uema participa da Primeira Reunião Extraordinária 2024 do Conuni na Secti

Por em 17 de setembro de 2024

Aconteceu na tarde dessa segunda-feira, 16, no sede da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), no Calhau, a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Universitário do Maranhão (Conuni), com a participação do reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), professor Walter Canales, e da Associação dos Professores da Uema (Apruema), por meio do seu vice-presidende professor Iran Passos.

O encontro teve como objetivo discutir a assinatura de Acordos de Cooperação Técnica (Secti e Ifma), assinatura de Convênio de Estágios (Ifma e Ufma) e, por fim, a apresentação do programa de bolsas Fapema para 2025, de interesse de todas as instituições de ensino superior do estado, pautas bastante discutidas na oportunidade entre os presentes.

Para o reitor Walter Canales, a reunião foi muito importante, tendo em vista as assinaturas de acordos para estágios e a apresentação da programação de editais da Fapema que promovem iniciativas ainda para este segundo semestre de 2024 e para o ano de 2025. “É importante verificar que o Maranhão tem o menor número de doutores por cem mil habitantes no rank nacional, o que necessita ser modificado. Precisamos elevar este indicador e, para isso, devemos investir em pesquisa e pós-graduação”, disse o professor

Ele ainda lembra que, para elevar esses patamares, não se pode esquecer da infraestrutura física, equipamento, bolsas e recursos para ensumos. Isso, segundo ele, é algo que a Fapema está atenta por uma determinação do governador Carlos Brandão, “o que nos deixa esperançosos na melhoria desses indicadores”, conclui o reitor.

A secretária da Secti, Natássia Weba, ao iniciar a reunião, agradeceu a todos pela participação no evento, e esclareceu a importância da pauta para o avanço do desenvolvimento da educação no Maranhão. “As deliberações tomadas aqui nesta reunião serão de grande relevância para o futuro da educação superior maranhense. Conto com a participação ativa de cada um de vocês para que possamos construir um estado cada vez mais próspero e inovador”, conclamou a secretária.

Ainda participaram da reunião, além dos órgãos já mencionados, representantes da Sedepe, UemaSul,  Ceuma, Imesc, Iema, Sinterp/MA, entre outros.

Por Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho