Dia Mundial da Limpeza: AGA e Uema em ação ambiental

Por em 13 de setembro de 2024

A Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Maranhão (AGA) participará do Clean Up Day, uma ação de limpeza das praias promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e o Governo do Maranhão, em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza. O evento acontecerá no próximo domingo, 15 de setembro, a partir das 8h, nas praias do Araçagi e Praia do Meio.

A AGA convida todos os alunos de graduação e pós-graduação da Uema, bem como a comunidade acadêmica em geral, a se juntar a essa importante iniciativa de preservação ambiental. O Clean Up Day não se resume apenas à remoção de resíduos visíveis das praias; trata-se de uma ação fundamental para proteger a fauna marinha e combater a poluição dos oceanos.

A presença de lixo nas áreas costeiras prejudica diretamente a biodiversidade, com riscos para a vida animal e, a longo prazo, para a saúde humana. A poluição dos mares afeta a qualidade do pescado e o equilíbrio dos ecossistemas marinhos, essenciais para o clima e a qualidade de vida.

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, o Clean Up Day também promove a educação ambiental, incentivando a adoção de práticas sustentáveis, como a redução do uso de plásticos e o descarte adequado de resíduos. É uma oportunidade para os participantes refletirem sobre o papel de cada indivíduo na conservação dos espaços naturais.

A AGA reforça o convite para que todos os estudantes participem desse movimento global, demonstrando o compromisso da Uema com a preservação ambiental e a construção de um futuro mais sustentável para São Luís e para o planeta.