Alunos da Uema Balsas participam de evento internacional sobre ancestralidade, justiça climática e direitos territoriais

Por em 11 de setembro de 2024

Os alunos da Uema Campus Balsas Ronnald Sousa das Silva e Eduardo de Moura, do curso de Agronomia e representantes da AGA e do Circuito Sala Verde, estão participando, juntamente com outros jovens de Balsas e de outros lugares, inclusive da Alemanha, do “VII COLÓQUIO INTERNACINAL Povos e Comunidades Tradicionais Primavera dos Povos rumo à COP 30: Ancestralidade, Justiça Climática e Direitos Territoriais”, em Montes Claros/MG. O colóquio, que se encerrará dia 13 de setembro, está sendo realizado na Universidade Estadual Unimontes/MG e reúne representantes de diferentes etnias do mundo.

Após esse evento, haverá continuidade a essas discussões, quando ocorrerão, ainda neste ano, de outubro a dezembro, seis encontros acadêmicos. A Proposta que está sendo tratada pela Universidade de Colônia e pela Uema possui o seguinte tema: “O mundo que herdamos e o mundo que criamos”, com seis reuniões de diálogo virtual de estudantes de Balsas (Brasil) e Colônia (Alemanha).

Trata-se de encontros em que jovens adultos aprendem a se conhecer em seis encontros virtuais. Cada reunião terá duração de 2 momentos de 90 minutos, com a utilização de fotos e vídeos para mostrarem como o ambiente em que vivem mudou em decorrência da modernização e das mudanças climáticas.

O propósito é que eles possam “desenvolver um entendimento e uma visão comum de coesão social, tolerância e valores, metas e aspirações compartilhados, apesar de suas diferentes condições de vida”.

As apresentações e discussões focarão tópicos de desenvolvimento importante para os participantes, tanto no campo quanto na cidade, de forma que eles possam demostrar o que valorizam em sua sociedade, na natureza e nas culturas de sua vizinhança, bem como falar sobre os desafios que enfrentam quanto às mudanças climáticas, à modernização e ao compromisso com o desenvolvimento sustentável.

O objetivo desses espaços virtuais de reunião e diálogo é “criar confiança e promover amizades entre os jovens adultos, tanto em nível local quanto internacional”.

A Uema está procurando empenhar-se nesses diálogos, via AGA e Circuito Sala Verde Campus Balsas, bem como alargar esses espaços de discursão na Universidade, de forma que essa parceria nos traga ricas experiências e o fortalecimento nos aprendizados sobre sustentabilidade e Justiça Climática contribuindo com uma coesão social no enfrentamento desses desafios.

Por: Maria Célia/Uema Campus Balsas

Fotos: Uema Campus Balsas