Uema participa do lançamento do segundo ciclo do programa Trilhas Inova 2


Por em 10 de setembro de 2024



Na manhã desta terça-feira (10), o Salão de Atos do Palácio dos Leões, no Centro Histórico de São Luís, foi palco de uma importante cerimônia para a educação e a inovação tecnológica no Maranhão. O governador Carlos Brandão assinou o edital do segundo ciclo do programa estadual Trilhas Inova 2, onde a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), esteve representada pelo vice-reitor Paulo Catunda, e o Diretor Executivo da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Uema (Marandu), professor Roberto Serra.

O Trilhas Inova 2 é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), destinada à qualificação de jovens a partir dos 16 anos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O segundo ciclo de 2024 oferece 500 vagas distribuídas em cinco áreas de formação: Programação de Sites/Front-End (125 vagas), Programação de Sistemas/Back-End (125 vagas), Programação de Jogos (50 vagas), Design e Experiência do Usuário (100 vagas) e Ciência de Dados (100 vagas), além de uma trilha adicional de Carreiras para todos os participantes.

De acordo com a Secti, as formações oferecidas pelo Trilhas Inova 2 têm o objetivo de atender a demandas locais, nacionais e até internacionais, promovendo o empreendedorismo e a empregabilidade. O programa visa gerar um impacto social e econômico significativo na vida dos participantes, alinhando-se com as tendências e necessidades do mercado de trabalho.

O programa Trilhas Inova 2 iniciou sua trajetória em 2023, com a oferta de 1.000 vagas divididas em dois ciclos, e focou em cinco das 11 tecnologias que deverão demandar mais profissionais até 2025, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). O estudo aponta que o Brasil necessitará de cerca de 797 mil profissionais de tecnologia até o final do período.

O primeiro ciclo do Trilhas Inova 2, que encerrou em agosto de 2024, foi marcado por mais de cinco meses de atividades intensivas, incluindo transferências de conhecimento e desafios que resultaram em transformações significativas na vida dos participantes.

Em seu discurso, o professor Roberto Serra destacou a importância da participação da Uema no evento, enfatizando que a formação de jovens em tecnologias é uma oportunidade crucial para que eles ingressem no mercado de trabalho com uma qualificação diferenciada. Segundo ele, a Uema está comprometida em contribuir para o avanço econômico e social do estado através da qualificação e do acesso ao conhecimento.

A realização do Trilhas Inova 2 reafirma o compromisso do governo estadual com a inovação e a capacitação profissional, visando preparar os jovens para os desafios e oportunidades do mercado tecnológico.

Por: Caio Marcos
Fotos: Secom/MA



Últimas Postagens