ProfiTec realiza mutirão de apresentação de TCCs do curso de Redes de Computadores dos campi Caxias e Santa Inês

Por em 9 de setembro de 2024

O Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), organizou, nos dias 7 e 8 de setembro, um mutirão de apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do curso Tecnólogo em Redes de Computadores, dos campi Caxias e Santa Inês.

Ao todo, 10 projetos foram defendidos de modo remoto, uma exceção ao formato habitual das aulas presenciais. Muitos dos trabalhos apresentados focaram em estudos de casos e projetos desenvolvidos para empresas de ambas cidades.

A maioria das defesas foram acompanhadas pelo coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, e pelo coordenador do Curso de Redes de Computadores, Pedro Brandão.

O coordenador geral Lúcio Campos, um dos idealizadores do curso de Redes de Computadores, comentou sobre a importância do momento. “Fizemos um mutirão durante o feriado para que todos os alunos pudessem apresentar os trabalhos. Foi um momento ímpar poder assistir à defesa de TCC dos estudantes, ver que eles absorveram bastante conhecimento ao longo dessa jornada. Além disso, vários dos projetos surgiram nos locais de trabalho onde eles ingressaram por causa do curso de Redes de Computadores. Então, é muita emoção para nós que fazemos parte do programa vivenciar o triunfo desses jovens”, afirmou.

Entre os que apresentaram TCCs estão os estudantes do Campus Santa Inês, Welesson Wilker e Ricardo Barreto, que abordaram o tema “Implementação de um gerenciamento de Redes de Computadores: estudo de caso na empresa Agronor Alimentos LTDA”. No trabalho, orientado pelo professor Rafael Cruz, foram utilizadas as ferramentas Zabbix, para monitoramento de redes, e Grafana, para análise de dados, mostrando os benefícios dessas soluções no gerenciamento da rede da Agronor.

Welesson Wilker, que também trabalha na Agronor, falou sobre a experiência desafiadora de desenvolver o projeto: “Ao final da apresentação, fiquei muito emocionado, porque o desenvolvimento do TCC foi, de certa forma, desafiador. Tivemos momentos de dificuldade, mas, com a ajuda do orientador, pudemos superar. Houve preocupação com o prazo e também com a possibilidade de algo não estar correto, porém, com competência e resiliência, conseguimos desenvolver o trabalho com excelência para alcançar a aprovação. Esse meu tempo no ProfiTec tem sido muito importante para minha carreira. Fico feliz que estamos no caminho certo. A área de Redes de Computadores é bem vasta, e vou continuar os estudos para aprimorar ainda mais meus conhecimentos. Estou só começando e entendo que essa foi uma grande vitória para minha carreira. Em minha mente passa uma pequena trajetória de onde eu estava, estou e ainda quero chegar. Então, para mim, toda essa experiência é de superação; meu foco daqui para frente são as próximas oportunidades”.

Por Débora Souza