Professores da Uema analisam representações do corpo humano em livros didáticos de Ciências

Por em 9 de setembro de 2024

A recente publicação do artigo “O corpo humano biológico e cultural no ensino de Ciências: uma análise a partir de livros didáticos”, na Revista Contemporânea, oferece uma contribuição significativa para o entendimento de como o corpo humano é retratado em materiais didáticos destinados ao ensino fundamental.

O artigo é de autoria dos professores da Universidade Estadual do Maranhão Yuri Jorge Almeida da Silva e Jackson Ronie Sá-Silva. Este último é Diretor Científico e do Curso de Ciências Biológicas do Programa Ensinar de Formação de Professores da Uema.

O estudo se destaca por sua análise detalhada de como o corpo humano é abordado tanto em suas dimensões biológicas quanto culturais.

Publicado na edição de 2024 da revista (volume 4, número 8, p.1-23), o artigo examina dez livros didáticos de Ciências aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com o objetivo de identificar e categorizar as representações do corpo humano. A pesquisa qualitativa e documental identificou duas categorias principais: “Corpo Biológico” e “Corpo Cultural”, com subcategorias que incluem aspectos anatômicos, fisiológicos, de saúde, sexualidade, gênero, etnia e estética.

A análise revelou que a categoria “Corpo Biológico” recebe maior destaque nos livros, concentrando-se em aspectos como Fisiologia, Anatomia, Saúde e Nutrição. Em contraste, as representações culturais do corpo, apesar de presentes, são tratadas com menos profundidade e, muitas vezes, limitadas a imagens ilustrativas.

O Prof. Dr. Jackson Ronie Sá-Silva destaca a relevância desta pesquisa para a formação de uma educação mais completa e inclusiva. “É essencial que o ensino de Ciências não se restrinja apenas ao corpo humano como uma máquina biológica, mas que também inclua as dimensões culturais e sociais que compõem nossa identidade. Ao proporcionar uma visão mais abrangente, ajudamos a formar cidadãos que respeitam as diferenças e entendem a complexidade do ser humano em sua totalidade”, disse ele.

O artigo sublinha a necessidade de uma abordagem pedagógica que vá além do conhecimento biológico, incorporando aspectos sociais e culturais para proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda e integrada de seu próprio corpo. Essa perspectiva, alinhada com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é fundamental para preparar os jovens para se posicionarem de forma consciente e respeitosa na sociedade.

Acesse o artigo AQUI.

Por: Paula Lima