Professora da Uema participa de Conferência Internacional em Florença e apresenta avanços em sistemas integrados de produção

Por em 4 de setembro de 2024

A professora Valéria Apolinário, do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), está representando o Departamento de Zootecnia e a Pós-Graduação em Ciências Agrárias, a qual ela faz parte, no 75º Encontro Anual da Federação Europeia de Ciência Animal (EAAP), que está acontecendo em Florença, na Itália, entre os dias 1 e 5 de setembro. A participação da professora destaca a presença da Uema em um importante evento internacional na área de ciências agrárias.

Valéria Apolinário, que também é gestora do grupo Gintegra – um grupo de inovação em Ciências e Sistemas Integrados de Produção –, está no evento para apresentar resultados relevantes dos trabalhos realizados na Unidade de Referência Tecnológica (URT) de Pindaré Mirim. A apresentação inclui dados e sistemas integrados de produção que envolvem práticas agrossilvipastoris, um tópico de crescente importância nas ciências agrárias.

Durante o evento, a professora está compartilhando informações sobre o desempenho de sistemas integrados que combinam cultivo de forragem, produção de milho, e manejo de animais, com a presença de componentes silviculturais como babaçu e árvores de sabiá. Estes dados evidenciam ganhos de peso dos animais e a eficiência dos sistemas integrados, destacando a integração entre componentes agrícolas, pecuários e silvícolas.

Além de sua participação técnica, a prof. Valéria está aproveitando a oportunidade para fortalecer parcerias acadêmicas. A professora está discutindo e promovendo colaborações com a Universidade de Alberta, no Canadá, a Universidade da Flórida e a Universidade Federal Rural de Pernambuco. Essas interações visam ampliar as pesquisas em sistemas integrados de produção, permitindo a troca de experiências e o avanço em uma área crucial para o desenvolvimento das ciências agrárias.

A presença da professora Valéria Apolinário em um evento de relevância internacional reforça o compromisso da Uema com a excelência acadêmica e a inovação nas práticas de produção agrícola. Sua participação não apenas promove a universidade em um cenário global, mas também contribui para o fortalecimento das parcerias e a ampliação dos conhecimentos na área de sistemas integrados de produção.

Por: Caio Marcos