Pesquisa da Uema analisa a presença e a influência do helenismo na literatura brasileira

Por em 4 de setembro de 2024

A influência da cultura helênica na literatura brasileira, tradicionalmente abordada sob o prisma da crítica literária convencional, ganhou uma nova perspectiva através da pesquisa intitulada “Helenismo nos trópicos: análise da presença do helenismo na literatura brasileira pelo viés da leitura distante” de Marcus Vinícius Sousa Correia. Sob a orientação do Prof. Dr. Emanoel Cesar Pires de Assis, fruto do Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O objetivo foi compreender a presença e a influência do helenismo na literatura brasileira por meio de uma abordagem inovadora, conhecida como leitura distante. Esta metodologia, popularizada por Franco Moretti, propõe o uso de números e gráficos na análise literária, permitindo assim uma nova visão sobre os fenômenos culturais nos textos.

Marcus Vinícius explicou que a ideia da pesquisa surgiu a partir da leitura de artigos sobre a literatura brasileira produzida antes da Semana de Arte Moderna de 1922. “Isso nos instigou a pensar sobre como a influência grega, mais forte antes do boom modernista, poderia ser analisada por um viés diferente”, comentou o pesquisador.

Utilizando um corpus disponível digitalmente (https://linguateca.pt/acesso/corpus.php?corpus=OBRAS), Marcus Vinícius realizou um levantamento dos termos ligados à cultura helênica, formando um campo semântico denominado “helenismo”. A análise se concentrou na frequência relativa desses termos e em como a cultura helênica se manifesta na linguagem dos autores selecionados, como Machado de Assis, José de Alencar, Lima Barreto, entre outros.

Os resultados indicaram que a crítica literária acerta ao afirmar que escritores como Coelho Neto foram fortemente influenciados pela cultura grega. Contudo, a pesquisa também revelou nuances importantes, como a presença significativa do helenismo em autores românticos, desafiando algumas suposições tradicionais da historiografia literária”, destacou ele.

Para Marcus Vinícius, a realização da pesquisa, que aconteceu em Caxias, foi uma experiência enriquecedora, que proporcionou um aprendizado profundo, não só em literatura, mas também em outras áreas do conhecimento. “A confluência de saberes permitiu meu crescimento acadêmico e a contribuição para a área de Letras, o que me deixa muito feliz”, afirmou.

De acordo com o orientador da pesquisa, Prof.Dr.Emanoel Cesar Pires de Assis, “o trabalho se alinhou ao que há de mais recente nas práticas de pesquisa com corpora literários e no uso de ferramentas eletrônicas para extração de informação”.

Atualmente, Marcus Vinícius dá continuidade à sua trajetória acadêmica, cursando doutorado em Literatura na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), já levando consigo a experiência e os conhecimentos adquiridos durante sua pesquisa no mestrado.

Prêmio Uema de Teses e Dissertações

O estudo foi um dos premiados no VII Prêmio Emanoel Gomes de Moura de Teses e Dissertações da instituição. Para Marcus, “receber o Prêmio foi um momento de grande satisfação, pois vejo na premiação uma valorização do trabalho realizado e um reconhecimento do crescimento da área de Letras no contexto maranhense.

O Prof. Emanoel, também celebrou o reconhecimento do trabalho. “A premiação da dissertação do Marcus Vinícius reflete sua capacidade de promover a construção de novos conhecimentos na área de Literatura. Isso reforça a importância das cooperações internacionais, como a coorientação da professora Diana Santos, da Universidade de Oslo. O reconhecimento do prêmio destaca a importância do trabalho coletivo e da excelência acadêmica promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Uema”, frisou o professor.

Por: Paula Lima