Alunos de Geografia do Programa Ensinar realizam um Café Geográfico

Por em 4 de setembro de 2024

Alunos de Geografia do Polo de Brejo do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão realizaram uma atividade que uniu teoria e prática de forma criativa e colaborativa: o “Café Geográfico”. A iniciativa fez parte da disciplina Geografia Econômica, ministrada pelo professor Adielson Correia Botelho, e envolveu alunos e alunas em uma dinâmica diferenciada que explorou temas complexos por meio da produção de jornais.

A dinâmica “Café Geográfico” foi concebida como uma metodologia ativa para tornar a disciplina de Geografia Econômica mais atrativa. Os temas abordados pelos alunos incluíram teorias fundamentais da disciplina, como “a teoria dos circuitos da economia urbana e suas implicações espaciais”, proposta por Milton Santos, e “os impactos nos espaços metropolitanos e no mundo do trabalho no Brasil”, de Carlos Antônio Brandão. Tradicionalmente, esses temas são trabalhados em seminários, mas a dinâmica permitiu uma abordagem mais envolvente e criativa.

Os alunos, divididos em grupos, assumiram a responsabilidade de construir seus próprios jornais, explorando os temas de maneira autônoma e criativa. A partir dos conteúdos teóricos, eles buscaram relacionar as teorias com suas vivências e experiências cotidianas, utilizando diversas fontes de pesquisa, como livros, jornais e a internet.

Além da produção do jornal, a dinâmica promoveu um ambiente de compartilhamento e confraternização, onde os participantes, além de discutirem seus trabalhos, trouxeram quitutes para um café coletivo. Esse ambiente descontraído e colaborativo incentivou uma troca de ideias mais profunda e reflexiva entre os alunos.

O professor Adielson destacou a relevância da atividade, explicando que a ideia do “Café Geográfico” surgiu durante seu estágio docente no programa de pós-graduação em Geografia da Unicamp, onde conheceu essa metodologia através da professora Rosana Icassatti Corazza. “Percebi que essa dinâmica envolvia os alunos de uma maneira única, e os resultados sempre foram muito positivos. Trouxe essa ideia para o Polo de Brejo com o objetivo de proporcionar uma experiência similar, onde o aprendizado fosse tanto produtivo quanto prazeroso”, afirmou o professor.

Os alunos destacaram a novidade e a criatividade da dinâmica. Para muitos, a experiência foi uma bem-vinda mudança em relação aos seminários tradicionais, que muitas vezes geram ansiedade e pouca interação real. “No ‘Café Geográfico’, todos participaram de forma animada, e a interação foi muito mais rica e descontraída. Além disso, compartilhar o lanche com os colegas trouxe uma sensação de comunidade que não tínhamos nos seminários”, comentou Rodrigo Lago Silva.

O momento contou com a participação de professores e de outros cursos como o de Ciências Sociais.

Confira os jornais produzidos:

Jornal de Brejo

Jornal Caminhos e Conexões