Uema recebe homenagem do FUNDEPEC por contribuições ao agro maranhense

Por em 4 de setembro de 2024

Evento destacou a importância da parceria entre instituições e o setor agropecuário para o desenvolvimento do Maranhão

Na noite de ontem (03), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi homenagem pelo Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (FUNDEPEC-MA) na Expoema, a Exposição Agropecuária do Maranhão. O reconhecimento destacou o compromisso da Universidade com o avanço do setor agropecuário no estado.

Durante o evento foi realizada apresentações dos trabalhos desenvolvidos pela primeira turma do doutorado em Defesa Sanitária Animal da Uema, apoiado pelo FUNDEPEC-MA. Os temas abordados refletem as contribuições significativas para o crescimento sustentável do agronegócio no Maranhão. O reitor da Uema, Walter Canales, foi um dos homenageados e destacou a importância de inserir doutores no mercado de trabalho, tanto no setor privado quanto público. “A relevância desse evento é inegável, pois estamos reunindo diversos setores para reconhecer a importância da pesquisa e do investimento em educação para o desenvolvimento do estado”, declarou.

A doutora Tânia Duarte, médica veterinária e fiscal estadual agropecuária da AGED, também recebeu uma homenagem especial. Ela expressou sua gratidão ao FUNDEPEC-MA pelo apoio ao programa de doutorado e ressaltou a importância do conhecimento para o avanço do estado. “Essa parceria entre a Uema, a AGED e o FUNDEPEC só têm a contribuir para o agronegócio do Maranhão”, afirmou.

Ricardo Ataíde, conselheiro do FUNDEPEC-MA, parabenizou a iniciativa e reforçou a importância da colaboração entre o setor público e privado. “A união desses setores é o que tem trazido resultados positivos para o Maranhão, que hoje é uma zona livre de febre aftosa sem vacinação, um marco para todos nós produtores”, destacou.

A Expoema 2024 consolidou-se, mais uma vez, como um evento essencial para o agronegócio maranhense, promovendo não apenas a comercialização de equipamentos e animais, mas também a troca de conhecimentos e tecnologias que impulsionam o setor. A parceria entre a Uema, FUNDEPEC-MA e demais entidades continua a ser uma peça-chave para o fortalecimento da agropecuária no estado, com perspectivas promissoras para o futuro.

Por: Karla Almeida

Fotos: Luis Paulo