Uema dará início à temporada de Colações de Grau no mês de setembro

Por em 2 de setembro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) se prepara para dar início às cerimônias de colação de grau dos alunos concluintes do 1º semestre de 2024, a partir do mês de setembro. Organizadas pela Assessoria de Cerimonial e Eventos da Uema, as colações serão realizadas de forma presencial, contando com a presença da Gestão Superior da Universidade, formandos, familiares e professores homenageados.

A colação de grau é um ato oficial, solene e público, que marca o encerramento da trajetória acadêmica dos alunos. É durante essa cerimônia que os estudantes, sem pendências acadêmicas, recebem oficialmente o título de graduação em suas respectivas áreas de estudo. A entrega dos diplomas ocorre após o término do período letivo, seguindo o Calendário Acadêmico aprovado pelo Conselho Universitário.

Além da entrega dos diplomas, um dos momentos mais significativos da cerimônia é a leitura do juramento oficial, no qual os formandos se comprometem a exercer suas profissões de forma ética e humana. Esse ato simboliza a responsabilidade que os novos profissionais assumem perante a sociedade.

Agenda das primeiras Colações de Grau:

Essas datas marcam o início de uma série de colações de grau que se estenderão até o final do ano, abrangendo todos os campi da Uema. As cerimônias representam o coroamento de anos de dedicação e esforço dos estudantes, sendo também um momento de celebração para suas famílias e para toda a comunidade acadêmica.

Por: Karla Almeida

Foto: Luis Paulo