Inscrições abertas para o Exame Nacional de acesso ao PROFMAT 2025

Por em 29 de agosto de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PPG) e da Comissão Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), anunciou a abertura das inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT 2025. Este programa de mestrado é uma oportunidade para professores de Matemática aprimorarem seus conhecimentos e habilidades na disciplina.

As inscrições para o exame serão realizadas exclusivamente via internet, no site oficial do PROFMAT (https://profmat-sbm.org.br/), e estarão abertas até às 17h do dia 30 de setembro de 2024, de acordo com o horário oficial de Brasília.

A prova presencial do exame está marcada para o dia 19 de outubro de 2024, com duração máxima de três horas, das 14h às 17h. Os candidatos devem se atentar ao horário limite de entrada nas salas de prova, que será às 13h50min, sempre considerando o horário oficial de Brasília.

O Mestrado Profmat é um curso de pós-graduação stricto sensu em Matemática, reconhecido e avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), credenciado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação (MEC). Este curso é oferecido de forma semipresencial por instituições de ensino superior que compõem uma Rede Nacional, sob a coordenação da Comissão Acadêmica Nacional (CAN) e a Diretoria da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Com o objetivo de proporcionar uma formação matemática aprofundada e relevante para a prática docente na Educação Básica, o PROFMAT visa equipar os professores com habilidades e competências essenciais para a excelência em sala de aula. A seleção de candidatos para ingresso no programa ocorrerá em março de 2025.

Por: Karla Almeida