Competência Digital Docente é tema de livro publicado por pesquisadora da Uema em parceria internacional

Por em 29 de agosto de 2024

O avanço das tecnologias digitais e a necessidade de inovação na educação têm impulsionado o debate sobre as competências pedagógicas dos professores no ambiente digital. A Profa. Dra. Ilka Serra, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em parceria com a Universidade Aberta de Portugal (UABpt) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná (SETI), lançou o livro intitulado “Quadro de Referência das Competências Pedagógico-Digitais de Professores: Pedagogical DigCompEdu Reloaded”.

O livro, que reúne esforços de diversas instituições de apoio, busca avaliar se os professores possuem as competências necessárias para criar e desenvolver novas ecologias e ecossistemas de aprendizagem. Além disso, o estudo explora a habilidade dos docentes em promover atividades de aprendizagem online, comunicar-se de forma assíncrona e síncrona, desenvolver práticas de avaliação online e preparar os estudantes para trabalhar em ambientes digitais.

A Prof. Ilka Serra, coordenadora da pesquisa na Uema, destacou a relevância do estudo, tanto em nível nacional quanto internacional. “Nesse estudo, realizamos a construção de uma plataforma para o diagnóstico das competências digitais na formação dos professores, abordando temáticas de grande importância, como a educação digital, a inteligência artificial e a educação aberta e flexível”, disse ela.

A obra aborda questões relacionadas aos novos desafios enfrentados pelos professores que, rodeados por mídias digitais, devem ser capazes de incorporar o digital em suas práticas de forma crítica, reflexiva e com intencionalidade pedagógica.

Segundo a pesquisadora, o desenvolvimento de estudos que envolvem as novas demandas pedagógicas no contexto de um mundo globalizado, com a rápida disseminação de informações, é fundamental. “Essas pesquisas trazem diagnósticos reais e possíveis soluções para os desafios da educação contemporânea”, frisou.

O livro foi publicado pela Editora UEMA, já está disponível e pode ser acessado gratuitamente no repositório da Universidade Virtual do Paraná. Acesse AQUI.