Uema realiza oficina sobre interiorização da educação no Encontro de Prefeitos e Prefeitas do Maranhão
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 25 de abril de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) encerrou sua participação no Encontro de Prefeitos e Prefeitas, promovido pelo governo do Maranhão, realizando uma oficina sobre a inserção da instituição nos municípios maranhenses. Durante o evento, a Uema apresentou aos gestores municipais e representantes os programas de Educação a Distância (EaD), Uemanet, Ensinar e Profitec, reforçando seu compromisso com a democratização do ensino superior e técnico no estado.
Uema como agente de redução das desigualdades
O vice-reitor Paulo Catunda destacou a importância da parceria com os municípios para expandir o acesso à educação:
“Hoje, no encontro com os prefeitos, a gente veio apresentar o EaD do Uemanet, o Ensinar e o Profitec, que são programas mais rápidos e fáceis de a gente levar para os municípios, e assim oportunizar as pessoas. A Uema já trabalha na interiorização há muito tempo; estamos presentes em 20 municípios presenciais e mais de 100 com nosso ensino à distância. Então, é muito importante este debate com os prefeitos, para mostrar que a Uema é necessária, ela é o maior redutor de desigualdade social do Maranhão e que a gente pode, em parceria, oportunizar mais pessoas.”
O prefeito Deoclides Macedo, de Porto Franco-MA, ressaltou a relevância da Uema para o desenvolvimento regional e a qualificação profissional: “Aqui no Encontro de Prefeitos e Prefeitas do Maranhão, promovido pelo governo do Estado, nós estamos participando da oficina da Uema, onde podemos discutir com o reitor Walter Canales e toda a equipe os cursos ofertados em todos os campi, como também nos polos onde há parceria com a universidade. O município de Porto Franco já dispõe de um polo através da Universidade Aberta do Brasil pelo Uemanet, mas está buscando fortalecer e ampliar ainda mais a oferta de cursos; uma vez que o nosso município exerce uma posição estratégica dentro da região do MATOPIBA, é uma cidade que tem indústria e que precisa melhorar a oferta de cursos de qualificação profissional para que mais pessoas do nosso estado possam acessar o mercado de trabalho.”
Expansão da educação como política de desenvolvimento
A participação da Uema no evento reforça o papel da universidade como principal instituição de ensino superior do estado, levando educação presencial e a distância para regiões onde o acesso ao ensino ainda é limitado. Com programas como Uemanet (EaD), Ensinar (formação de professores) e Profitec (cursos técnicos), a universidade busca atender às demandas dos municípios, contribuindo para a geração de emprego, renda e redução das desigualdades educacionais.
Por: Caio Marcos
Fotos: Luis Paulo