Uema realiza evento de lançamento de novas Salas Verdes 


Por em 24 de abril de 2025



Na manhã desta quinta-feira (24), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA), em parceria com Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), realizou o evento de Lançamento de novas Salas Verde nos Campi da Uema.

A iniciativa teve como objetivo lançar novas Salas Verdes nos campi da Uema em Bacabal, Barra do Corda, Colinas, Lago da Pedra, Pedreiras e Zé Doca, além de abordar a importância dos espaços socioambientais no estado do Maranhão, reunindo participantes de diversos setores. 

Estiveram presentes na mesa de abertura do evento, representando o reitor Walter Canales, a pró-reitora de graduação, Monica Piccolo, além da pró-reitora de extensão e assuntos estudantis, Ilka Serra; a superintendente de gestão ambiental da Uema, Andrea Araújo; a assessora-chefe dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/Uema), Ariadne Rocha; a chefe de divisão da AGA, Maria Izadora Oliveira; a coordenadora do Circuito Sala Verde, Kelly Fernanda Santos; e o assessor técnico da Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Luís Câmara Pedrosa.

O Circuito Sala Verde é vinculado ao Projeto Salas Verdes, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que visa incentivar a criação de espaços socioambientais como centros de informação e formação ambiental.

Alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e do Centro Educacional Dayse Galvão de Sousa, da região do Itaqui-Bacanga, estiveram presentes no evento de lançamento. As escolas integram o projeto Sementes da (EMAP), desenvolvido em parceria com a Uema, como parte do Circuito Sala Verde, e atuam na promoção da sustentabilidade por meio de atividades práticas com sementes e ações de conscientização junto à comunidade escolar.

A coordenadora do Circuito Sala Verde, Kelly Fernanda Santos, ressaltou a importância do projeto. “É uma grande alegria ver o programa Salas Verdes ajudando a divulgar nossos cursos e ações, além de promover a inclusão da Uema. O projeto, agora presente em 14 campi, amplia o acesso da sociedade à universidade e fortalece a educação ambiental, um tema essencial em todos os níveis de ensino. A Sala Verde é transformadora para nossa instituição e para o país”, afirmou.

A programação do evento ainda contou com palestra dos professores Marcos Sorrentino e Neusa Helena do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do MMA com o tema “Educação verde: construindo um futuro sustentável”.

A superintendente de gestão ambiental da Uema, Andrea Araújo, falou sobre o evento e das parcerias. “A Sala Verde representa um espaço socioeducativo vivo e dinâmico, que reflete a importância da educação ambiental na Uema. Através de parcerias, como com o IEMA e o Centro Educacional Dayse Galvão de Sousa, buscamos ampliar a atuação e a inclusão da sociedade em nossos projetos, reforçando a sustentabilidade como eixo central da universidade. Agradecemos a todos pelo apoio e esperamos que o evento seja enriquecedor, com palestras e contribuições valiosas”, disse.

A pró-reitora de graduação, Monica Piccolo; “Quero destacar a importância desta conquista, pois ela reflete o esforço coletivo de todos os envolvidos. O que estamos celebrando aqui é resultado de um trabalho árduo e contínuo, e a integração da educação básica a essa iniciativa é, sem dúvida, um grande passo. A parceria com a Seduc é essencial para fortalecer a educação pública de qualidade no Maranhão, e é isso que estamos construindo juntos. Agradeço a todos os presentes e aos que nos acompanham remotamente. Que o evento de hoje seja apenas o começo de mais avanços”, enfatizou.

Sobre o Circuito Sala Verde

Ativo há cerca de 6 anos, o Circuito tem como principal objetivo integrar os diferentes níveis de ensino (fundamental, médio, técnico, superior, formação continuada e centros de convivência comunitários) com a Uema.

A conexão entre diversas gerações da sociedade e a Uema, se dá por meio de experiências presenciais, incluindo mais de 40 laboratórios de pesquisa, atividades recreativas no bosque da universidade, promoção de qualidade de vida, plantio de mudas, oficinas de compostagem, entre outras ações. Essas atividades estão disponíveis não apenas no Campus universitário de São Luís, mas também em mais 8 Campi recentemente integrados.

Acompanhe a AGA também pelo Instagram: @aga.uema

Por: Karolynne Sodré

Fotos: Luis Paulo



Últimas Postagens