Uema participa da abertura do 1º Ciclo Formativo Estadual de 2025 do Pacto pela Aprendizagem no Maranhão


Por em 23 de abril de 2025



                                       

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) marcou presença na tarde de hoje (23) na abertura do 1º Ciclo Formativo Estadual de 2025 do Pacto pela Aprendizagem, evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc). A ação tem como foco a gestão educacional, a alfabetização e a recomposição das aprendizagens, com a participação de gestores regionais, secretários municipais de educação, articuladores pedagógicos e especialistas. O encontro, que acontece até a próxima sexta-feira (25), visa discutir desafios e boas práticas no ensino público, além de fortalecer políticas educacionais no estado.

Durante o evento, a professora Albiane Oliveira Gomes, do Departamento de Educação da Uema, fez questão de destacar a relevância do momento para a educação maranhense. “Este evento tem uma simbologia muito grande para a educação do nosso estado, pois somos uma instância formadora e estamos presentes em quase todo o Maranhão. Como professora do curso de Pedagogia, que tem uma estrutura curricular voltada para a formação de educadores e para a alfabetização das crianças na idade certa, a Uema tem contribuído significativamente para a formação de pedagogos e para garantir a alfabetização das crianças. O Pacto pela Aprendizagem é uma política crucial, e a parceria entre instituições é fundamental para assegurar que as crianças sejam alfabetizadas de forma adequada e no tempo correto”, afirmou Albiane.

                                                     

O evento, com duração de dois dias e meio, iniciou com a palestra magna “Políticas Públicas de Alfabetização: Desafios e Contribuições do CNCA para o Fortalecimento do Pacto pela Aprendizagem”, ministrada por João Paulo Mendes, coordenador geral de Alfabetização do Ministério da Educação (COGEALF/MEC). 

Lançado em 2024, o Pacto pela Aprendizagem está alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo MEC em 2023. O programa busca promover a recomposição das aprendizagens de estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, impactados pela pandemia de Covid-19. Todos os 217 municípios do Maranhão aderiram ao Compromisso, reforçando o esforço conjunto das Unidades Regionais de Educação (UREs), secretarias municipais de educação, prefeitos e diversas entidades para garantir que as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos e que a qualidade da educação pública seja aprimorada.

                                                   

A Seduc, por meio de ciclos formativos, tem se empenhado em fortalecer a formação continuada dos profissionais da educação, abordando temas como educação infantil, alfabetização, gestão educacional e recomposição das aprendizagens. Esses encontros têm como principal objetivo compartilhar estratégias pedagógicas e promover a troca de experiências entre os educadores, colaborando assim para o aprimoramento do ensino nas escolas públicas do Maranhão.

Por: Karla Almeida

Fotos: Luis Paulo



Últimas Postagens