Uema e instituições maranhenses reúnem com representante da Presidência da República e discutem realização de Conferência Nacional ODS
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 11 de abril de 2025
O reitor Walter Canales Sant’Ana, recebeu, na manhã desta sexta-feira (11), em reunião técnica na reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) – Campus Paulo VI -, o assessor da Secretaria Geral da Presidência da República e coordenador Executivo da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (CNODS), Thiago Galvão, onde participaram, também, diversos órgãos do governo estadual, municipal e representantes da iniciativa privada.
A reunião teve como objetivo a integração desses atores no alinhamento e participação na Conferência Regional, que deverá ser a base da mobilização dos ODS para a Conferência Nacional, prevista para acontecer no ano de 2026, envolvendo estados e municípios de todo o Brasil em uma grande discussão sobre políticas públicas.
O Maranhão é o primeiro estado, segundo Thiago Galvão, a se reunir para a grade mobilização da sociedade sobre o tema, envolvendo o campo político e a sociedade civil, no sentido de avançar para um importante movimento em defesa das políticas públicas nos vários aspectos sociais. “Essa discussão pretende construir caminhos para a Conferência dos ODS que iremos realizar em 2026. Para isso, precisamos mobilizar os territórios e garantir que toda a sociedade esteja envolvida nessa agenda. Estamos iniciando esse processo no Maranhão com o apoio dessa rede organizada pela Uema. A contribuição desses atores faz parte de uma agenda colaborativa para o desenvolvimento sustentável que nos motiva a caminhar juntos”, destaca Thiago.
Para o reitor Walter, a reunião com a presença do professor Thiago Galvão foi muito importante, onde várias instituições do Maranhão assumiram a responsabilidade da difusão dos ODS pelo estado. “Na oportunidade, cada um pôde sinalizar o que está fazendo e, assim, pretendemos iniciar uma etapa de união desses órgãos para que possamos fortalecer e dividir as questões voltadas aos ODS, visando melhor desenvolver ações dessa natureza em nossa sociedade”, disse o reitor.
O vice-reitor Paulo Catunda, entende que foi muito proveitoso o encontro com o Dr Thiago Galvão, a assessoria dos ODS da Uema, a Reitoria e vários órgãos do estado, do município e da iniciativa privada, para discutir os ODS que hoje são imprescindíveis para garantir os benefícios que a sociedade merece. “A intenção é engajar o Maranhão nos ODS. A Uema já tem vários projetos nessa área. Os ODS são um cenário mundial que se constata atualmente. E, por que inserir o Maranhão nos ODS? Porque é ali que verificamos os índices do território, se está bem alimentado, se tem educação, se os professores têm formação superior. Na verdade, os índices, as metas e os diagnósticos são muito importantes para que a gente faça política pública assertiva e aumente o desenvolvimento do estado”, ressalta Paulo.
A assessora dos ODS na Uema, professora Ariadne Rocha, informa que foi um encontro muito bom, e teve o propósito de organizar no estado do Maranhão, a Conferência Regional ODS, que é preparatória para a Conferência Nacional, com previsão para acontecer em 2026. “A Uema está como articuladora dessa conferência e chama parceiros que já têm atuação em nosso território, alinhados à Agenda ODS 2030, com o propósito de formarmos uma unidade para montarmos uma programação interna no estado”, aponta a professora.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo, a fim de que possam atingir a Agenda 2030 no Brasil.
Por Alcindo Barros
Fotografias: Rafael Carvalho