Uema celebra bibliotecários e projeta ações para 2025


Por em 14 de abril de 2025



A valorização das bibliotecas foi o ponto central da Reunião de Planejamento Institucional 2025 do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizada no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet. O encontro reuniu bibliotecários e gestores de diversos campi com o objetivo de traçar estratégias e celebrar o Dia do Bibliotecário, reconhecendo o papel fundamental desses profissionais no desenvolvimento acadêmico e social da universidade.

A reunião faz parte de um movimento institucional mais amplo de reconhecimento e fortalecimento das bibliotecas universitárias como espaços vivos e estratégicos. Mais do que locais de guarda de acervo, as bibliotecas da Uema atuam como centros de apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão, e cumprem um papel essencial na preservação da memória institucional e na democratização do acesso à informação.

Nesse contexto, iniciativas como o fortalecimento do Repositório Digital da Uema ganham destaque. A plataforma digital tem sido um instrumento importante na preservação e disseminação da produção científica da universidade, reforçando o compromisso da Uema com o conhecimento aberto e acessível.

Durante o evento, o reitor da Uema, Prof. Dr. Walter Canales, reafirmou o compromisso da gestão com o fortalecimento das bibliotecas e com o reconhecimento dos profissionais que atuam nessas unidades:

“Temos que trabalhar para superar as dificuldades. Agradeço imensamente o trabalho de vocês. Sei que se desdobram para fazer o melhor possível. É do nosso interesse estruturar as bibliotecas de todos os campi. Trago minha mensagem de reconhecimento e gratidão pelo trabalho prestado na Uema.”

A bibliotecária Kátia Soares dos Santos, gestora do SIB/Uema, destacou a importância do encontro como um momento estratégico para repensar e projetar as bibliotecas como espaços protagonistas no ambiente universitário:

“Precisamos dialogar sobre as questões que envolvem as bibliotecas e mostrar a relevância delas. Acreditamos em bibliotecas atuantes, integradas à missão da universidade.”

Além do planejamento estratégico, o encontro teve um caráter simbólico de reconhecimento, destacando que o papel dos bibliotecários vai muito além da organização de acervos: eles são mediadores do conhecimento, essenciais no suporte ao desenvolvimento acadêmico da comunidade universitária.

Sobre a Biblioteca Central 

A Biblioteca Central da Uema, instalada em 1978, no Campus Universitário Paulo VI, incorporou gradativamente as coleções das Unidades Isoladas das Escolas de Engenharia, Agronomia, Administração e Medicina Veterinária da “Federação das Escolas Superiores do Maranhão”, a qual deu origem a Uema.

Confira os serviços oferecidos pela biblioteca

                         

Por: Karla Almeida
Fotos: Rafael Carvalho 



Últimas Postagens