Reitor da Uema reúne e discute parceria com secretário adjunto da Setres


Por em 3 de abril de 2025



                                                                       

Com o objetivo de discutir parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Trabalho e Economia Solidária (Setres), Ricardo Costa Gonçalves foi recebido nessa quarta-feira (2), pelo reitor Walter Canales, no prédio da Reitoria – Campus Paulo VI -, onde estavam também o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), professor Fernando Lima, o diretor do Curso de Engenharia Mecânica, professor Carlos Ronyhelton, o chefe de gabinete da Reitoria, professor José Sampaio Júnior, e a assessora da Reitoria, Flávia Hissae Kusaba.

Na pauta da reunião, constavam três temas de interesse das duas instituições: Estágio Obrigatório na área de TI, visando os alunos dos cursos de Administração, Ciências Sociais, Engenharia Mecânica, e outros; Programa de Trabalho Jovem (TJ), com quem a Uema poderá contribuir, com sua expertise, na criação de uma Plataforma de Avaliação e Monitoramento de Trabalho para a Setres; e, por fim, os gestores discutiram a consolidação e a viabilidade do Programa Residência Técnico Profissional (RTP).

                                                                     

O reitor explicou que a reunião com a Setres é consequência de um diálogo sobre a solidificação de parecerias e a implantação do programa Residência Técnico Profissional que, em breve, será lançado o edital para egressos de várias áreas com intermediação da Fapema, além de outros projetos como estágio e resíduos sólidos, além de cursos técnicos, que possam unir os interesses da Secretaria e as habilidades da Universalidade Estadual do Maranhão. “É sempre bom aplicar os conhecimentos da Uema para o desenvolvimento do Estado, com o objetivo de promover melhorias na vida econômica e financeira da população do nosso Estado”, destaca o reitor.

Já o secretário adjunto da Setres, Ricardo Costa, disse que a parceria com a Uema no programa RTP, por meio do curso de Engenharia Mecânica, habilita as duas instituições na consolidação de outros projetos, como é o caso do TJ e do Estágio Obrigatório, na Setres. “A minha presença aqui é para agradecer a contribuição da universidade na implantação e manutenção desses programas em benefício do povo do Maranhão”, ressalta Ricardo.

                                                                       

De acordo com o professor Carlos Ronyhelton, na parceria, o CCT ficou responsável pelos programas Residência Técnico Profissional e Trabalho Jovem. Para ele, o RTP é uma resposta do governo Carlos Brandão a uma problemática histórica no Maranhão, que tira dos maranhenses a oportunidade de acesso aos melhores empregos e salários. É um esforço para garantir oportunidade aos recém-formados de se inserirem no mercado de trabalho e adquirirem experiência.

Quanto ao TJ, o professor aponta que a ideia é o desenvolvimento de um sistema informatizado pelo qual a gestão do programa consiga monitorar o progresso do trabalho dos jovens, a avaliação deles sobre a experiência nas empresas e também a avaliação do trabalho dos jovens dentro das empresas onde estarão lotados. Mas o principal é monitorar, a posterior, a empregabilidade dos jovens dentro dessas empresas, a partir do sucesso do programa.

 

Por Alcindo Barros

Fotografias: Luís Paulo Sousa



Últimas Postagens