PROCAD-Amazônia é concluído na Uema com Seminário de Pesquisa em Geografia


Por em 4 de abril de 2025



                                                                 

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em parceria com a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) está encerrando no dia de hoje (4), no Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), a última etapa do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais – mestrado e doutorado -, do PROCAD-Amazônia, com o Seminário de Pesquisa em Geografia.

O evento, que conta com a participação de 28 alunos das três universidades, teve início no dia 01 e está encerrando hoje, 04, é ministrado pelos professores Miguel Pacífico Filho, doutor em História (UFNT) e Thelma Pontes Borges, doutora em Psicologia (UFNT).

                                                                 

O professor José Sampaio, coordenador do programa pela Universidade Estadual do Maranhão, informa que a Uema, juntamente com as universidades parceiras, estão encerrando o PROCAD-Amazônia com a disciplina Seminário de Pesquisa. “Estamos finalizando os 5 anos do projeto PROCAD-Amazônia, com a presença dos professores da UFNT, ministrando essa disciplina para os alunos do programa de Pós-Graduação em Geografia em nível mestrado e doutorado”, declara

Para o professor Miguel Pacífico, a contribuição que está dando no seminário aos estudantes é de instrumentalizá-los para o manuseio de um Software e, ainda, transmitir a percepção de que a colaboração entre pesquisadores de instituições diferentes podem fortalecer suas formações, a partir de instrumentos de pesquisas que têm origens diferentes. “Como as diferentes instituições trabalham a pesquisa dentro de suas áreas de atuação e essas diferentes áreas podem entrar em processo de colaboração, isso pode resultar numa ampliação da percepção desses alunos sobre o fazer ciência”, explica Miguel.

                                                                 

Conforme a professora Thelma Pontes, a junção da Uema com a UFNT é resultado de um projeto chamado POCAD-Amazônia, que obteve financiamento e as universidades parceiras desenvolveram o trabalho juntas,  e, agora, o programa está sendo concluído com a disciplina Seminário de Pesquisa, que visa preparar os alunos para produzir ciência. “Eu assumi a parte de mostrar para eles o que é fazer ciências e apresentar-lhes as técnicas de pesquisa que se deve utilizar para analisar uma documentação, uma entrevista e garantir que aquilo seja aceito na comunidade científica. Pontualmente, trabalhamos com uma estratégia de pesquisa que é a análise de conteúdo, e, hoje, estamos finalizando a aula com o uso de um software para análise dessas entrevistas”, disse Thelma.

                                                                 

 O programa PROCAD- Amazônia objetiva sobre tudo, desenvolver estudos e pesquisas científicas conjuntas que possibilitem a formação pós-graduada de recursos humanos de alto nível acadêmico, capazes de analisar criticamente a realidade social, em particular, da região da Amazônia com centralidade em três eixos históricos-conceituais fundamentais: desenvolvimento humano-social, ambiental e econômico; a dinâmica das classes sociais populares em territórios na Amazônia; a região amazônica com sua biodiversidade, sua sociodiversidade e sua cartografia social.

Por Alcindo Barros

Fotografias: Rafael Carvalho

 



Últimas Postagens