Pesquisa no Maranhão: Uema possui laboratório que estuda biologia vegetal e marinha
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 4 de abril de 2025
Você já parou para pensar no quão fascinante é o mundo ao seu redor? Desde as plantas que transformam luz solar em energia até os intrincados sistemas que mantêm nosso corpo funcionando. De microscópicas bactérias a gigantescas baleias encontradas no mar. Tudo isso é explicado pela Biologia. Ela é essencial para quem deseja entender a vida, seja para realizar uma prova do Enem, um vestibular ou mesmo para satisfazer sua curiosidade sobre como o mundo funciona.
A Biologia é a ciência que estuda a vida, desde os seres vivos até a relação entre eles e o ambiente, se preocupando com a estrutura, crescimento, funcionamento, reprodução, origem e evolução dos seres vivos; a relação entre os seres vivos e o ambiente; a relação entre os seres vivos entre si; os níveis de organização da vida, como átomos, moléculas, células, tecidos, órgãos, populações, comunidades e ecossistemas e com a biosfera, que é o conjunto de todas as regiões da Terra onde há vida.
Essa ciência é fundamental para entender questões essenciais da vida e solucionar problemas do nosso dia a dia. Na saúde, ela nos ajuda a compreender doenças, desenvolver vacinas e melhorar tratamentos. Na ecologia, contribui para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade.
É nesse contexto que o Laboratório de Biologia Vegetal e Marinha (LBVM) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), vinculado ao Departamento de Biologia (DBio) e ao Curso de Ciências Biológicas se dedica, há 25 anos, especialmente aos estudos da Botânica e da Biologia Marinha, contribuindo com o alicerce da Universidade que procura associar o ensino, à pesquisa e à extensão.
O ensino envolve metodologias diversas com a finalidade de tornar mais fácil o entendimento da matéria. Para tanto são realizadas frequentemente aulas de campo (em praias, manguezais, florestas etc), aulas laboratoriais com uso de equipamentos especializados, como microscópios e lupas, para a análise e estudo detalhado dos animais e fotossintetizantes coletados. Além disso, a equipe do LBVM planeja e desenvolve jogos e modelos didáticos, de forma artesanal, para utilizar na sala de aula, em projetos e exposições, a fim de elucidar e fixar conteúdos.
Com o desenvolvimento de projetos de pesquisa, os estudantes do LBVM são capazes de estudar e propor soluções que dizem respeito às questões ambientais, como impactos nos rios e zonas costeiras, discutem o transporte de cargas nas áreas portuárias da Ilha, a problemática da água de lastro que pode trazer espécies exóticas para competir com a biota local, além da identificação de espécies de animais marinhos típicos de nossas áreas que têm valor econômico para comercialização, como peixes, caranguejos, siris e mariscos.
Além do ensino e da pesquisa, a equipe do laboratório é comprometida com a extensão universitária que visa estender os conhecimentos e recursos produzidos dentro da universidade para além de seus muros, beneficiando diretamente a sociedade. Desta forma, é comum realizarmos expedições e visitas às zonas pesqueiras, onde são realizadas reuniões, oficinas, havendo participação em eventos da comunidade com marisqueiros, pescadores e escolares, além de recebemos turmas de todos os níveis escolares dentro da universidade para realização de mostras científicas do material que produzimos. Essa prática engloba uma variedade de atividades que buscam promover o diálogo e a interação entre a academia e os diferentes segmentos da sociedade. Para saber mais sobre os projetos que desenvolvemos ou para agendar visitas acesse o Instagram @LBVMUEMA.
Por: Drª Andrea Azevedo Cutrim – Professora da Uema e coordenadora do Laboratório de Biologia Vegetal e Marinha (LBVM)