Uema e SEMA promovem ação conjunta sobre gestão de resíduos sólidos
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 3 de abril de 2025
Na tarde desta quarta-feira (2), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), realizou a capacitação sobre levantamento gravimétrico para os agentes de limpeza internos e externos da universidade.
O encontro teve como objetivo capacitar os participantes para realizar a gravimetria dos resíduos recicláveis na universidade, além de reforçar práticas sustentáveis e a destinação adequada dos materiais, para, em parceria com a SEMA, executar a atualização da Política Nacional de Resíduos Sólidos da Uema (PNRS).
A gravimetria é um método que envolve três fases responsáveis por medir e classificar os resíduos produzidos em cada setor da universidade. Esse processo é essencial para avaliar a quantidade de materiais recicláveis e não recicláveis, contribuindo para um planejamento mais eficaz na gestão e destinação dos resíduos.
Estiveram presentes a Pró-Reitora de Infraestrutura, Teresinha Coelho, representantes da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA) e da equipe de Gestão de Resíduos Sólidos da SEMA, Flávia Melyssa, Laiane Linhares e Cibelle Chaves.
Flávia Melyssa destacou a importância da parceria com a universidade. “A cooperação entre a Uema e a SEMA foi firmada por meio de um acordo técnico, com o objetivo de apoiar a atualização do PGRS. Esse encontro é fruto desse compromisso conjunto para fortalecer a gestão adequada de resíduos na universidade, não se limitando apenas a esta capacitação, mas buscando também integrar práticas sustentáveis no dia a dia da Uema, garantindo maior conscientização e impacto positivo no meio ambiente”, disse.
No evento, foram discutidos assuntos como a classificação de resíduos recicláveis e não recicláveis, a destinação adequada de materiais, logística reversa, compostagem, entre outros temas.
A coordenadora de gestão de resíduos sólidos da Proinfra, Luciana Oliveira, enfatizou a importância da capacitação para a melhoria contínua. “Desde a criação da Coordenação de Resíduos Sólidos da Proinfra, há nove meses, temos trabalhado para aprimorar a gestão de resíduos em toda a Uema. Esta primeira formação sobre gravimetria foi essencial para que nossos servidores e colaboradores compreendessem as etapas iniciais da gestão de resíduos, como a quantificação dos materiais, a destinação adequada para as lixeiras e ecoponto e, principalmente, a importância de reciclar, além de oferecer uma visão ampla das pequenas ações que geram grandes impactos na sustentabilidade da Uema, envolvendo toda a comunidade acadêmica nesse processo”, afirmou.
Por: Karolynne Sodré
Fotos: Luis Paulo