Liga Acadêmica de Solos da Uema promove minicurso sobre adubação
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 22 de abril de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Liga Acadêmica de Solos (LIGS) do Curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias (CCA), promove o primeiro minicurso de Recomendação de Adubação, com foco na aplicação prática dos Boletins 100 e Cerrado.
O minicurso tem como objetivo capacitar os participantes na interpretação de análises de solo e no cálculo adequado da adubação necessária para diferentes tipos de cultivo, considerando as características do solo e as exigências nutricionais das plantas.
O evento é aberto à membros da comunidade acadêmica da Uema e será realizado no dia 9 de maio, no prédio do curso de Agronomia, localizado no Campus Paulo VI.
As inscrições podem ser realizadas por meio do link docs.google.com/forms até o dia 30 de abril, mediante o pagamento da taxa de R$ 20,00. Haverá emissão de certificado de 8h para os participantes.
O valor da taxa de inscrição será destinado ao custeio da participação dos ligantes no XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências do Solo, realizado este ano em São Luís-MA.
O conteúdo será dividido em dois módulos:
Módulo 1 – Boletim 100
- Interpretação de análise de solo
- Recomendação de nutrientes
- Cálculo de adubação por hectare
- Recomendação de adubação para culturas anuais, frutíferas, hortaliças e pastagens
Módulo 2 – Cerrado
- Recomendação de nutrientes
- Cálculo de adubação por hectare
- Recomendação de adubação para culturas anuais, frutíferas, hortaliças e pastagens
- Cálculo de adubação por cova e por metro linear
Os participantes receberão como material de apoio os boletins técnicos citados, duas análises de solo para prática e os slides utilizados nas apresentações.
Sobre a Liga Acadêmica de Solos
A Liga tem como objetivo incentivar os estudantes de Agronomia a aprofundar conhecimentos em Ciência do Solo, participar de atividades práticas, desenvolver pesquisas e ações de extensão, além de promover a divulgação científica e atuar em projetos dentro e fora da Uema.
Acompanhe a LIGS também pelo Instagram: @ligadesolos
Por: Karolynne Sodré