Fórum Estadual de Educação Ambiental promove seminário com foco em Justiça Climática e Ecologia Integral
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 7 de abril de 2025
Evento será realizado nos dias 10 e 11 de abril, em São Luís, e marcará o “Grito maranhense para a COP 30”
O Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão (FEEA/MA) realiza, nos dias 10 e 11 de abril de 2025, o IV Seminário Estadual de Educação Ambiental, que acontecerá no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. Com o tema “Grito maranhense para a COP 30: Justiça Climática, Ecologia Integral e Práticas”, o evento tem como proposta ampliar os debates sobre educação ambiental, justiça climática e sustentabilidade, com foco nas especificidades do Maranhão e da Amazônia maranhense.
O IV Seminário Estadual de Educação Ambiental tem o patrocínio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA, da Secretaria de Estado da Cultura – SECMA, da Equatorial Energia Maranhão e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA). E conta com o apoio de diversas instituições e coletivos, entre eles: Comunicativa Assessoria e Propaganda, Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Maranhão (AGA/Uema), UEMAnet, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão (ESMP), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFMA, Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz da Arquidiocese de São Luís, Fórum em Defesa da APA do Itapiracó (FAI), Fórum de Meio Ambiente e Emergência Climática (FOMAEC), Coletivo NÓS, Abraço-MA, IMPUR, Fundação Josué Montello, Sindeducação, UFMA, Maranhão Bandeiras, entre outros.
A programação será marcada por rodas de conversa, conferências, oficinas e momentos de articulação entre representantes de povos e comunidades tradicionais, pesquisadores, educadores, estudantes, gestores públicos, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e especialistas da área ambiental.
A abertura oficial contará com a Palestra Magna do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Pedro Chagas, que abordará o tema “Gestão Ambiental frente às mudanças climáticas”. A presença do titular da pasta reforça o compromisso institucional do Governo do Maranhão com políticas públicas voltadas ao enfrentamento da crise climática e à promoção da justiça ambiental.
Segundo o presidente do FEEA/MA, advogado Mauro Roberto Carramilo dos Santos Júnior, o evento é um espaço estratégico de mobilização e construção coletiva:
“Como presidente do FEEA/MA, afirmo que o IV Seminário Estadual de Educação Ambiental é um grito de mobilização do Maranhão para a COP 30, reunindo saberes, práticas e vozes em defesa da justiça climática e da ecologia integral. Estamos fortalecendo a união de povos, comunidades e instituições para enfrentar os desafios ambientais que ameaçam nossa Casa Comum. É tempo de consciência, cooperação, coragem e ousadia coletiva.”
O seminário visa também contribuir com as discussões preparatórias para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro de 2025, na cidade de Belém, no Pará. A proposta é que o Maranhão, por meio do FEEA/MA e seus parceiros, amplifique suas contribuições para o evento internacional, a partir de uma perspectiva local, popular e ecossocial.
O evento é gratuito, com emissão de certificados, e representa uma oportunidade ímpar de integração entre os diferentes atores envolvidos na construção de um futuro mais justo, sustentável e comprometido com o bem comum.
Informações FEEA/MA