Encontro Acadêmico-Profissional discute formação e mercado de trabalho na Uema
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 3 de abril de 2025
Na tarde de ontem (02), o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promoveu o Encontro Acadêmico-Profissional, convidando a Comissão de Educação e Atribuições Profissionais (CEAP) do CREA/MA para um debate sobre a formação acadêmica e sua conexão com o mercado de trabalho. O evento reuniu diretores de curso, chefes de departamento, membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos cursos de engenharia do CCT e de outros cursos da Uema regulamentados pelo sistema CONFEA/CREA/MÚTUA.
O encontro teve como tema central “Entendendo a formação dos profissionais de engenharia, agronomia e geociências através da análise das DCNs e da regulamentação do Sistema Confea/CREA/Mútua para concessão de atribuições profissionais e a conexão com o mercado de trabalho”. A discussão abordou a necessidade de alinhamento entre a formação acadêmica e as demandas do setor produtivo.
O diretor do CCT, Fernando Lima, destacou a relevância do evento: “Para nós, é um momento importante de trabalho e discussão. Já há algum tempo percebemos a necessidade de alinhamentos para abordar esse tema. Com o CREA-MA, trouxemos essa pauta, entendendo que os docentes devem participar ativamente desse debate”.
O coordenador do CEAP, professor Carlos Ronyhelton, reforçou a importância da aproximação entre as instituições para fortalecer a formação profissional. Já o presidente do CREA-MA, Wesley Assis, salientou: “Essa proximidade entre o CREA e a Uema é essencial. Nosso objetivo é promover o alinhamento necessário para melhorar a qualidade do ensino, garantindo que os egressos encontrem espaço no mercado de trabalho”.
O reitor da Uema, Walter Canales, ressaltou a importância da continuidade dessa discussão: “Este é apenas o primeiro passo. Precisamos entender o que as empresas demandam e nos alinhar ao processo de formação dos estudantes. É essencial verificar as atualizações necessárias para a evolução acadêmica”.
O vice-reitor da Uema, Paulo Catunda, também reforçou a importância do debate permanente: “Essa aproximação entre o conselho e as instituições de ensino é fundamental. Precisamos alinhar nossas diretrizes para facilitar a vida dos futuros profissionais”.
O evento demonstrou a necessidade de um diálogo constante entre a academia e o setor regulador, visando aprimorar a formação dos profissionais e garantir maior aderência às exigências do mercado de trabalho.
Por: Karla Almeida
Fotos: Luis Paulo