Em Brasília, deputado Hildo Rocha repercute conclusão do Plano de Recursos Hídricos feito pela Uema


Por em 8 de abril de 2025



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Codevasf concluíram a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itapecuru, entregue no último dia 21 de março, em São Luís. A iniciativa foi destacada na Câmara dos Deputados, em Brasília, pelo deputado federal Hildo Rocha, responsável por viabilizar os recursos financeiros que tornaram o projeto possível.

O plano é resultado de um convênio firmado entre a Uema e a Codevasf, com apoio financeiro viabilizado pelo parlamentar e executado por meio da Uema, mantida pelo Governo do Maranhão. O documento apresenta diretrizes para o uso eficiente da água, recuperação de áreas degradadas e preservação da Bacia do Itapecuru, que abastece cerca de 70% da população de São Luís.

“Esse estudo preenche uma lacuna no que diz respeito ao desenvolvimento de toda a região”, afirmou o parlamentar. Rocha destacou ainda que o plano oferece informações fundamentais para que gestores públicos possam planejar ações baseadas em critérios técnicos e científicos atualizados.

Durante seis anos, professores, pesquisadores e estudantes da Uema atuaram em campo, laboratórios e gabinete para a construção do plano. O resultado é um documento estratégico, que será utilizado por prefeituras, órgãos estaduais, entidades federais e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Itapecuru.

Ao repercutir o trabalho, Hildo Rocha reforçou o papel da Uema como produtora de conhecimento com impacto direto na formulação de políticas públicas. “Nossa universidade tem se destacado na produção de estudos fundamentais para o desenvolvimento do Maranhão”, finalizou o parlamentar.



Últimas Postagens