Campus Caxias recebe intercambistas camaroneses em curso de extensão em Caxias


Por em 3 de abril de 2025



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Curso de Letras do Campus Caxias, iniciou na noite de terça-feira (1º) o curso de extensão “Intercâmbio Culturas e Saberes: Brasil x Camarões”, voltado a 10 estudantes camaroneses. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Caxias, e conta com a participação de 10 acadêmicos de Letras Português/Inglês da Uema como ministrantes.

O curso tem carga horária de 60 horas e acontece às terças-feiras, no período noturno, no Laboratório de Línguas da Uema. Durante os encontros, serão abordadas temáticas como cultura, literatura, culinária, esportes e aspectos sociais do Brasil e de Camarões, promovendo uma troca mútua de conhecimentos entre os participantes.

Na acolhida, os intercambistas participaram de dinâmicas com jogos de perguntas e respostas, promovendo um ambiente descontraído e integrador. Estiveram presentes o chefe do Departamento de Letras, professor Antônio Luiz; a professora Rosângela Veloso; além dos docentes do IFMA, Antônia Gonçalves e José Ribamar Campos Neto.

“O objetivo é estreitar os laços entre a Uema Campus Caxias e o IFMA Campus Caxias no tocante à interação entre as instituições e a integração dos nossos alunos com os intercambistas camaroneses, hoje estudantes do IFMA, visando também a troca de experiências culturais, linguísticas, acadêmicas e pessoais”, destacou a professora Maura Rodrigues, diretora do Curso de Letras.

A professora Antônia Gonçalves, do IFMA, também celebrou a iniciativa. “Na verdade foi uma grande surpresa porque nós já havíamos trabalhado com a internacionalização no nosso campus somente com dois alunos estrangeiros, e agora vieram dez. […] Isso foi concretizado através desse projeto, que tem tudo para ser um sucesso.” Ela completou: “Aprender um idioma é muito além de falar, mas sim entender a cultura do outro. Esse projeto vem para enriquecer, tanto os alunos da Uema quanto os nossos alunos estrangeiros.”

A estudante camaronesa Ndy Beyene, que adotou o nome Nicole Stella, expressou gratidão pela oportunidade: “Inicialmente estou feliz por esta grande oportunidade que IFMA e Uema estão nos dando para aprendermos mais sobre o Brasil, sua cultura e, especialmente, a língua, que nos ajuda a estudar e construir algo no futuro. […] Estamos felizes por estar aqui. Obrigada!”.

Para a acadêmica Ana Beatriz Vieira de Carvalho, ministrante do curso, “esta iniciativa promove a interação entre os estudantes da Uema e os jovens camaroneses, criando um espaço de colaboração, crescimento mútuo e desenvolvimento coletivo”. Segundo ela, “o aprendizado será compartilhado, onde todos ensinam e aprendem, criando uma rede de conhecimento”.

A ação fortalece o compromisso da Uema com a internacionalização do ensino, a valorização da diversidade e o desenvolvimento de práticas acadêmicas colaborativas. A iniciativa também representa um avanço no processo de formação cidadã e intercultural dos envolvidos.

Por Emanuel Pereira, da Uema Campus Caxias


Últimas Postagens