Acadêmicos do Campus Caxias participam de aula de campo no Memorial da Balaiada
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 7 de abril de 2025
No dia 3 de abril, acadêmicos dos cursos de Física e Química da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Caxias, participaram de uma atividade externa da disciplina Leitura e Produção Textual. O encontro ocorreu no Memorial da Balaiada, localizado no Morro do Alecrim, e teve como objetivo proporcionar uma experiência educativa e imersiva na história da cidade.
A atividade foi conduzida pela professora Rosângela Veloso da Silva, responsável pela disciplina, e contou com a colaboração da historiadora e diretora do Memorial, professora Mercilene Barbosa Torres. Segundo Rosângela, a programação foi dividida em três momentos principais: “Tivemos exposição e leitura de documentos e objetos históricos, declamação de poesias, encenação de um momento da independência de Caxias e, por fim, a divisão em grupos para a identificação de ícones históricos, tudo com a mediação da professora Mercilene. Foi uma vivência enriquecedora, marcada por um relato inspirador das experiências pessoais e profissionais da nossa anfitriã”, destacou.
Um dos alunos participantes, Wendel, compartilhou sua impressão sobre a visita: “Foi uma satisfação presenciar todos os fatos históricos ilustrados e explicados pela nossa guia, professora e historiadora Mercilene. Agradeço também à professora Rosângela, que tornou esse encontro possível. Foi um grande prazer aprender mais sobre a história de Caxias e desmistificar muito do conhecimento relacionado à cidade. Saí da visita muito mais informado, após conhecer a antiga geografia de Caxias, os conflitos que ali ocorreram e os mitos que fazem parte da identidade local.”
O estudante também enfatizou o impacto emocional da experiência: “A visualização dos objetos reais da época gerou um sentimento único. Essa imersão despertou ainda mais interesse em conhecer a história da cidade. Descobri, inclusive, que o Memorial conta com uma biblioteca voltada à história de Caxias, acessível ao público, o que amplia ainda mais as possibilidades de aprendizado.”
Por: Emanuel Pereira/Campus Caxias