Vice-Reitor reúne com representantes da Seejuv e discutem programa Cartão Transporte Universitário


Por em 25 de março de 2025



                                                             

O vice-reitor Paulo Catunda recebeu, na manhã desta terça-feira (25), no prédio da Reitoria, Campus Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), os representantes da Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv), Júlio Oliveira (superintendente de Políticas de Juventude) e Socorro Costa (chefe de Planejamento), visando estreitar a parceria Uema-Seejuv para iniciar o processo de alinhamento do programa Cartão Transporte para estudantes do ensino médio – na Ilha de São Luís -, e superior público, ambos em situação de vulnerabilidade econômica, no estado.

De acordo com o professor Paulo, a Uema está engajada com a Seejuv no programa do Cartão Transporte, no sentido de  contribuir com a situação dos  estudantes com dificuldades financeiras no Maranhão. “Pagar uma passagem diariamente para ir à universidade interfere muito nos recursos da família ao final do mês, e quando facilitamos essa mobilidade do aluno é mais uma forma de garantir a permanência dele na instituição. Isto ajuda o estudante a concluir o curso e ter no futuro uma vida profissional equilibrada”, disse Catunda.

O vice-reitor acrescentou, ainda, que essas políticas de permanência estabelecidas para este grupo de alunos objetivam fazer com que eles concluam seus cursos e realizem o sonho de consolidar suas vidas financeira e profissional.

                                                             

Para o superintendente de Políticas de Juventude da Seejuv, Júlio Oliveira, a reunião com o vice-reitor da Uema foi de grande valor para o nivelamento do processo do Cartão Transporte, uma vez que a universidade já é parceira nesse programa. “Esta parceria tem sido de fundamental importância na difusão das informações na execução das atividades que já estão em curso. As inscrições estão abertas desde o dia 14 e seguem até o dia 31 deste mês de março. Ressaltamos a importância do Cartão Transporte na vida dos estudantes maranhenses, inclusive evitando a evasão escolar no ensino médio dentro na grande São Luís e também no ensino superior público em todo o estado do Maranhão”, destaca Júlio.

O programa Cartão Transporte consiste na ampliação da política de assistência estudantil para assegurar a permanência e conclusão de curso superior dos estudantes provenientes de famílias de baixa renda. A cada semestre são concedidos mil benefícios no valor de 800 reais, correspondendo a um total de 2 mil benefícios ao ano e um investimento de 1,6 milhões.

Podem se inscrever, estudantes universitários de curso presencial e alunos da rede Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) Unidades Plena.

Por Alcindo Barros

Fotografias: Luís Paulo



Últimas Postagens