Uema e Ibama-MA discutem parcerias para recuperação de áreas degradadas no Maranhão


Por em 30 de março de 2025



     

Na última sexta-feira (28), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou uma reunião com técnicos do Ibama-MA para discutirem parcerias que possam acelerar a recuperação de áreas degradadas em todo o estado. O encontro contou com a presença do vice-reitor Paulo Catunda e do assessor da Reitoria, professor Luis Jorge Bezerra, além da superintendente do Ibama-MA, Ciclene Brito, e da chefe de Divisão Técnica Ambiental, Elizangela Ambé.

A iniciativa busca alinhar esforços entre as instituições para promover a restauração ambiental, envolvendo professores, pesquisadores, extensionistas e estudantes da Uema. A parceria pode ampliar a atuação da universidade em todo o Maranhão, indo além da capital, São Luís, e fortalecendo a inserção de projetos acadêmicos em políticas públicas de preservação e reparação.
A degradação ambiental é um desafio urgente, e a Uema, com sua expertise em pesquisa e extensão, pode ser uma grande aliada na reversão desse cenário.

Um dos principais resultados da reunião foi a proposta de criação de um termo de cooperação técnica entre as instituições. Esse acordo vai permitir, por exemplo, que pesquisadores da Uema atuem em áreas prioritárias identificadas pelo Ibama, testando técnicas de recuperação e envolvendo alunos em trabalhos de campo. Além disso, a parceria pode atrair novos apoios, ampliando o impacto das ações.

O vice-reitor Paulo Catunda destacou o potencial dessa colaboração: “Estamos falando de um trabalho que envolve desde a sala de aula até as comunidades mais afetadas. Queremos que nossos alunos e pesquisadores coloquem o conhecimento a serviço do meio ambiente, em parceria com quem já atua nessa frente há anos”. Ciclene Brito, superintendente do Ibama-MA, reforçou que a experiência da Uema será fundamental para dar escala às ações de recuperação.

     

     

Por: Caio Marcos
Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens