Projeto de Extensão leva divulgação do curso de Letras e incentivo à leitura em Colinas
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 27 de março de 2025
No último dia 24 de março, a Praça Dias Carneiro, no município de Colinas/MA, foi palco do projeto de extensão “Conexão Uema: Letras na Praça”, uma iniciativa que buscou divulgar o Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e apresentar à população as atividades desenvolvidas pelo projeto “Conexão Uema – O ultimato da leitura, da escrita e da interpretação textual”.
O evento contou com a participação de bolsistas e acadêmicos voluntários do curso, que apresentaram um recorte de suas pesquisas e compartilharam experiências sobre a vida universitária. Além disso, foram expostas obras literárias cobradas no PAES 2025 e outros romances regionais, com destaque para a Literatura Maranhense, incentivando o contato com a produção cultural do estado.
A ação teve como principal objetivo aproximar a comunidade, especialmente estudantes do ensino médio e futuros universitários, das atividades desenvolvidas pela Uema, destacando a tríade ensino, pesquisa e extensão. O projeto também buscou esclarecer sobre as áreas de atuação do profissional de Letras, mostrando as diversas possibilidades de carreira na área.
O evento foi realizado em parceria com o coordenador do projeto, professor Abílio Neiva Monteiro, a diretora do Curso de Letras, professora Izenete Nobre, e a diretora do Campus, professora Cícera Borba. A equipe do projeto, composta pelos acadêmicos Robiene Noleto, Isael Santana, Edivânia Reis, Annylianny Araújo, Laisa Brito, Shara Beatryz Araújo e Maria Aparecida Sousa, organizou as atividades.
Além deles, outros estudantes do curso, como Aldânia Porto, Antônia Raiane Silva, Ana Gabriela Souza e Andressa Rebeca do Nascimento, apresentaram suas pesquisas, enriquecendo o diálogo com o público.
Este projeto reforça o compromisso da Uema com a sociedade, promovendo a divulgação científica e cultural e incentivando o ingresso no ensino superior. Para a população de Colinas, foi uma oportunidade de conhecer mais sobre o Curso de Letras, suas atividades e o impacto do profissional da área na educação e na cultura.
A iniciativa também serviu como um convite à leitura, valorizando a produção literária maranhense e estimulando o gosto pela interpretação textual entre jovens e adultos.
Por: Caio Marcos