Alunos de Letras do Programa Ensinar visitam o Centro Histórico de São Luís durante aula de campo


Por em 11 de março de 2025



 

Os alunos do Curso de Letras do Polo Presidente Médici, do Programa Ensinar/Uema, vivenciaram uma experiência enriquecedora fora da sala de aula. A Profa. Dra. Ana Patrícia Sá Martins conduziu uma aula de campo sobre o tema “Lusofonia, Ensino e Interculturalidade”, levando os licenciandos a um passeio pelos Museus e Casas de Cultura do Maranhão, localizados no Centro Histórico de São Luís.

O objetivo foi oportunizar a construção de conhecimentos sobre a história da Língua Portuguesa, a partir de um diálogo intercultural no contexto dos museus e espaços culturais locais. A visita proporcionou aos alunos uma imersão na rica cultura maranhense, ampliando suas percepções sobre a importância da língua portuguesa na formação identitária do estado e do Brasil como um todo.

Durante todo o dia, os alunos tiveram a oportunidade de explorar os museus. A visita foi cuidadosamente planejada para integrar o aprendizado teórico à prática, permitindo que eles tivessem uma vivência profunda da cultura maranhense, essencial para sua formação acadêmica e profissional como futuros professores de Língua Portuguesa.

Em sua fala, a professora Ana Patrícia destacou a importância de levar os alunos para fora do ambiente acadêmico tradicional. “Com o grande empenho e responsabilidade dos alunos, vivenciamos uma aula fora dos espaços físicos e dialogamos sobre a história da Língua Portuguesa numa imersão intercultural pelos Museus e Casas de Cultura do Maranhão, espaços que devem ser mais valorizados na formação de professores”, disse ela.

A proposta da professora foi não apenas educar sobre a história da língua, mas também fomentar a valorização das instituições culturais locais, fundamentais para a construção do conhecimento e para a formação de uma identidade cultural rica e plural.

Os alunos também compartilharam suas experiências e percepções sobre a atividade. Francisco Silva Oliveira destacou a importância de conhecer a história e a cultura local para a formação pessoal e profissional. “Conhecer a história e a cultura de onde vivemos é conhecer a si mesmo e o que nos constrói como pertencentes de uma comunidade. A viagem ao centro histórico de São Luís foi enriquecedora, nos proporcionando um encontro com a nossa essência maranhense através do conhecimento dos pilares da nossa cultura”, frisou.

A aula de campo além de aproximar os alunos da cultura e história local, promoveu um aprendizado significativo sobre a Lusofonia e o ensino da Língua Portuguesa, essencial para a formação dos futuros educadores.

Por: Paula Lima


Últimas Postagens