Aluna de pedagogia da Uema desenvolve livro sobre prevenção ao abuso sexual infantil
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 27 de março de 2025
A aluna Edilene Melo Garcia, do curso de Pedagogia do Campus Pinheiro da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), produziu, sob orientação da professora Edilene Reis Pereira, o livro intitulado “Criança Não Tem Segredo”. A obra foi criada como parte da monografia para produzir um recurso pedagógico que ajudasse crianças a identificar e relatar abusos sexuais.
Com uma abordagem sensível e lúdica, o livro foca na prevenção ao abuso sexual infantil e se propõe a ser uma ferramenta educacional útil nos anos iniciais do ensino fundamental. Através de personagens, a obra estimula o diálogo aberto entre adultos e crianças, criando um ambiente seguro para que elas possam expressar situações que as incomodem.
Edilene Garcia falou sobre o processo de criação dos personagens. “A diagramação e ilustração feitas em parceria com meu colega de faculdade, Felipe Jesus, foram pensadas para atrair o olhar infantil, tornando a leitura uma experiência visualmente rica e, que ao terem acesso ao livro, elas se identifiquem com as características apresentadas nos personagens. As crianças do livro foram baseadas no meu cotidiano, refletindo experiências e vivências que considero significativas. Um dos personagens, a menina, é especialmente importante para mim, pois foi inspirada em alguém que não está mais aqui, e essa escolha foi uma forma de homenageá-la e manter viva a sua memória”, explicou.
A aluna, ao descobrir a LIAPS (Literatura Infantil de Abordagens Preventivas), percebeu a necessidade de criar uma obra que, além de abordar o abuso sexual infantil, incluísse atividades práticas para reforçar os conteúdos. Essas atividades visam informar, estimular e empoderar as crianças, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico, a reflexão, o trabalho em equipe e a valorização de diferentes perspectivas, além de aprimorar habilidades de leitura e ortografia, com foco na prevenção ao abuso sexual e na construção de relações saudáveis. O livro é voltado tanto para professores quanto para crianças a partir de 8 anos.
Acesse o livro no link Criança Não Tem Segredo
A aluna Edilene Garcia destaca a importância e as suas expectativas quanto à obra. “Desejo que meu livro não seja apenas um produto educacional do TCC, mas que possa abrir novos horizontes. Espero que ele inspire outras pessoas e sirva como referência para trabalharmos temas complexos de forma mais aberta e acessível. Ao proporcionar um espaço seguro para discussão e aprendizado, esta obra se torna uma aliada importante na formação de crianças mais conscientes sobre seus direitos e sobre a importância da comunicação aberta. Através da literatura, podemos começar a construir um futuro mais seguro para nossos pequenos cidadãos”, disse.
A professora Edilene Pereira ressalta o impacto que o livro gera tanto para a Uema quanto para a comunidade que o recebeu. “A produção de um livro infantil na Uema tem grande significado, pois a universidade é um espaço de produção e disseminação do conhecimento. Enfrentamos o desafio de criar um material lúdico para ser usado em uma escola pública, pensando na aceitação de professores e alunos do ensino fundamental. Consideramos detalhes como enredo, personagens, linguagem e atividades pós-leitura. O resultado foi positivo, com grande participação das crianças, que aprenderam e se envolveram com as atividades propostas. O projeto destaca-se pela capacidade de validar e disseminar conhecimento, formar novos pesquisadores e democratizar o acesso à informação, sendo uma ferramenta de aprendizado acessível a todos”, afirma.
Por: Karolynne Sodré