Agência Marandu da Uema realiza Semana do Pitch Reverso
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 31 de março de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo (Agência Marandu) realizou entre os dias 24 e 28 de março, a Semana do Pitch Reverso, na qual grandes empresas compartilham suas estratégias e desafios de inovação, buscando conexões com startups e outras empresas do ecossistema empreendedor.
Em 5 dias de evento, a Agência Marandu/Uema recebeu a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Equatorial Energia, o Tribunal de Justiça e a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Sagrima), que compartilharam seus desafios com estudantes, pesquisadores e startups.
Uma das participantes, a professora universitária Katia Pereira, falou sobre o evento. “O que me trouxe aqui hoje foi justamente essa possibilidade de interação com empresas, fazer essa pesquisa mais aplicada, ou seja, inovar. Eu acho que esse tipo de atitude que a Marandu está tomando é essencial para o desenvolvimento da inovação no cenário maranhense”, enfatizou.
O evento gerou oportunidades para os participantes, que puderam conhecer melhor sobre os desafios de grandes empresas que atuam no Maranhão. A iniciativa da Marandu foi pioneira no estado, fazendo com que a pauta da inovação fosse colocada em destaque.
José Jorge Júnior, juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça e coordenador do TOADA LAB, compartilhou sua experiência ao participar do projeto. “Aqui conseguimos trazer um pouco dos desafios do poder judiciário do Maranhão e compartilhar com a equipe da Marandu e demais startups os principais desafios enfrentados pelo setor, como a crescente demanda pelo uso de inteligência artificial, a mineração de dados e a clusterização dos processos de trabalho. Esse momento também representou um marco importante para todo o sistema de inovação do Maranhão”, ressaltou.
O diretor da Marandu, Roberto Serra, destacou a importância da iniciativa. “Foi um momento único e inédito no estado do Maranhão, em que empresas responsáveis pelo desenvolvimento do estado se apresentaram ao ecossistema de inovação, despertando a consciência sobre os desafios reais desse setor produtivo. O objetivo foi encontrar, em conjunto, soluções que possam elevar essas organizações a um novo patamar”, disse.
Por: Letycia Oliveira, da Agência Marandu