Seminário Integrativo do Programa Ensinar destaca a importância da interseccionalidade no ambiente educacional


Por em 17 de fevereiro de 2025



O Polo São Mateus do Maranhão, do Programa Ensinar/Uema, foi palco do Seminário Integrativo, evento que promoveu a interconexão entre os conhecimentos acadêmicos das disciplinas Fundamentos Antropológicos da Educação e Psicologia da Educação. Com a temática “Gênero, cultura e identidade: aspectos antropológicos numa perspectiva interseccional no ambiente educacional”, o seminário reuniu estudantes dos cursos de Pedagogia e Física para discussões enriquecedoras e práticas acadêmicas inovadoras.

O seminário teve como objetivo principal integrar teoria e prática, utilizando temas geradores que incentivassem o desenvolvimento investigativo, crítico e intelectual dos alunos. O evento foi coordenado pelas professoras Dra. Maria Lúcia Aguiar Teixeira, da disciplina Fundamentos Antropológicos da Educação, e Dra. Domitilia Lopes de Sousa, da disciplina Psicologia da Educação.

Para a Profa. Maria Lúcia, o evento foi um momento único para debater temas essenciais para a educação contemporânea. Ao reunir acadêmicos de diferentes disciplinas, promovemos o intercâmbio de ideias e práticas pedagógicas inovadoras, incentivando a reflexão crítica sobre os desafios da educação. Discutir gênero, cultura e identidade permite a construção de estratégias colaborativas para uma educação mais inclusiva”, disse ela.

Já a Profa. Domitilia enfatizou o impacto do seminário na formação dos futuros docentes. “O contato com diferentes abordagens pedagógicas incentiva o aprendizado contínuo. Os acadêmicos saem motivados a implementar novas ideias em suas práticas, contribuindo para a melhoria do ensino e para a formação de uma educação mais equitativa e transformadora”, destacou.

Os alunos também destacaram a relevância do seminário. Fernando da Conceição dos Santos ressaltou que “o seminário foi uma experiência incrível, com reflexões importantes sobre diversidade, gênero, cultura e identidade”.

Fernando Silva Lucena frisou “que a combinação entre teoria e prática culminou em um seminário enriquecedor”.

Já Clerionice Costa, disse que “aplicar na prática tudo o que aprendemos foi uma experiência única”.

Mara Dhessi Silva Nascimento destacou que “aprender envolve emoções, relações sociais e respeito às diferenças. O seminário nos capacita para uma educação mais justa”.

Para Luis Carlos Lima Silva, “as apresentações trouxeram temas atuais e relevantes, ampliando nossa visão sobre a educação”.

O Seminário contou com a presença do Secretário Municipal de Cultura, Silas do Carmo, da Coordenadora Municipal de Igualmente Racial, Glacy Lopes, e da professora da rede estadual Francisca Nenzinha de Castro, que representou a Secretária Municipal de Educação, Telma Vieira.

Por: Paula Lima



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