Professora do Campus Pinheiro e bolsista do Programa Primeiros Passos na Ciência têm artigo publicado em livro


Por em 11 de fevereiro de 2025



Cristina Nogueira Martins, acadêmica do curso de Pedagogia do Campus Pinheiro da Universidade Estadual do Maranhão e bolsista do Programa Primeiros Passos na Ciência da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, teve seu artigo publicado no livro “EDUCAÇÃO: um universo de possibilidades”, vol. 12. O artigo integra o 16º capítulo da obra e é fruto do projeto “A Festa do Espírito Santo: a Identidade Cultural Local das Festividades do Divino em Agrovila em Palmeirândia – MA”, orientado pela Profa. Ma. Edilene Reis.

O estudo explora essa manifestação cultural e tradicional, destacando seu caráter festivo e sua importância na propagação da fé, na sensibilização cultural e no respeito à diversidade religiosa. O estudo enfatiza a unicidade da festividade, diferenciando-a de outras manifestações similares no Brasil.

O trabalho justifica-se pela necessidade de reconhecimento e investimento público para valorização dessa rica tradição cultural, promovendo um olhar mais atento aos padrões de socialização e ao sentimento de pertencimento local e religioso.

A pesquisa teve como objetivos principais documentar e analisar a festividade, registrando suas origens, elementos característicos e simbologias. Por meio de um estudo qualitativo, utilizou-se pesquisas bibliográficas e entrevistas com moradores da comunidade, culminando na produção do documentário “Memórias e Saberes da Festa do Divino Espírito Santo”.

Os resultados destacaram a relevância da festividade para a comunidade, ressaltando suas especificidades e a necessidade de seu reconhecimento enquanto expressão cultural autêntica.

Culminância do projeto em Agrovila.

Para a professora e orientadora do projeto, Edilene Reis, o trabalho representou um importante crescimento profissional e pessoal. “Foi importante por me oportunizar o desenvolvimento pessoal e profissional enquanto professora e pesquisadora, além de uma experiência enriquecedora de conhecimento cultural local da comunidade de Agrovila. Essa experiência integrou a universidade à comunidade com responsabilidade social, fortalecimento de parcerias, aprendizado mútuo e, principalmente, a valorização da diversidade e inclusão. Projetos como esse são essenciais para a democratização do conhecimento e para a promoção de uma sociedade justa e igualitária”, disse ela.

A aluna Cristina Nogueira compartilhou seu orgulho e satisfação com a publicação do artigo. “O sentimento é de orgulho e felicidade por nossa obra! Saber que nossos esforços obtiveram resultados tão grandiosos e que estão sendo apreciados, não tem preço. O reconhecimento é muito importante para nós e nos motiva a continuar trabalhando com dedicação e empenho. O sucesso deste trabalho é resultado do esforço e da dedicação de muitas pessoas. É sempre gratificante saber que o nosso trabalho contribui de alguma forma para o conhecimento e desenvolvimento de outros”, destacou.

Cristina, ainda, complementou: “muitos foram os aprendizados, a Festa do Divino me proporcionou um profundo aprendizado sobre a cultura e as tradições da minha região, além de me ensinar importantes valores como a união e a solidariedade. Foi emocionante participar dos rituais e vivenciar a fé e a devoção das pessoas. A Festa do Divino me tocou de uma forma muito especial e me fez refletir sobre a importância da comunidade e da espiritualidade em nossas vidas”.

Reconhecimento e Valorização Cultural

A publicação do artigo no livro “EDUCAÇÃO: um universo de possibilidades” vol. 12 representa um avanço na valorização das tradições culturais maranhenses, destacando a relevância da Festa do Divino Espírito Santo para a identidade local. Além disso, reforça o compromisso da UEMA em promover pesquisas que integram conhecimento acadêmico e saberes populares, contribuindo para a preservação do patrimônio cultural do Maranhão.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens