Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Uema recebe investimento para a criação de centro avançado de pesquisa estratégica


Por em 3 de fevereiro de 2025



O Prof. Dr. Cristiano Nunes Alves, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (PPGeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e do Núcleo de Estudos em Território, Cultura e Planejamento (MARIELLE), teve aprovado um projeto na chamada pública “Centros Avançados em Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica – Pro-Amazônia- CNPq”, uma das mais relevantes iniciativas do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para a região.

Trata-se da pesquisa intitulada “Economia Costeira e Circuito Produtivo do Marisco no Maranhão: Existências Femininas e Negras nos Territórios das Águas”, que receberá um investimento de aproximadamente R$ 917.000,00 para fortalecer a pesquisa científica no estado e buscar contribuir para subsidiar políticas públicas para a mariscagem, atividade tradicionalmente exercida por mulheres negras no Maranhão.

Desse modo, procura-se elaborar um diagnóstico socioeconômico e espacial tendo em mente, entre outros fatores, a valorização dos saberes tradicionais e a urgência da “segurança alimentar” da região amazônica.

“A equipe de pesquisa do PPGeo tem uma experiência consolidada na temática da economia costeira, adquirida durante um projeto de cooperação FAPEMA-FAPESP, no qual foi realizado um mapeamento da pesca artesanal na Ilha do Maranhão. Dessa experiência, surgiu a ideia de ampliar a investigação para os territórios das águas, abrangendo áreas em contato com os ambientes fluvial e marítimo, tomando como recorte a mariscagem”, explicou o professor.

Integrando os objetivos do projeto, espera-se que seja viabilizada a criação do Observatório dos Territórios das Águas, espaço pensado para abrigar um laboratório de mapeamento, uma ilha de produção audiovisual, um sistema de videoconferência e uma área de reunião. A ideia é que esse espaço seja multiusuário, ficando à disposição tanto de pesquisadores da Uema quanto de lideranças comunitárias e movimentos sociais.

A rede de colaboração acadêmica do projeto – a Rede Territórios das Águas – é extensa, agregando 99 pesquisadores nacionais e internacionais, constituída, de um lado, por 83 pesquisadores vinculados a IES e órgãos de pesquisa abrigados em 18 unidades da federação, distribuídos por todas as macrorregiões do país (reunindo pesquisadores em cada um dos estados amazônicos) e, por outro lado, por 16 pesquisadores vinculados a IES de países como México, Chile, Estados Unidos, China, Moçambique, África do Sul, Cabo Verde, Argentina e Costa Rica.

O professor Cristiano Nunes enfatizou a relevância do investimento para a produção de conhecimento científico no Maranhão e sua contribuição para a formação de recursos humanos qualificados.

“Intentamos, com esse projeto, contribuir, ainda que de maneira modesta, para posicionar o Maranhão como um produtor e difusor de conhecimento. Esperamos também conseguir formar recursos humanos de alta qualidade para, a partir do estado, espraiar redes de pesquisas nacionais e internacionais e oferecer para a universidade mais uma infraestrutura de qualidade”, afirmou.

A aprovação do projeto reforça o compromisso da Uema com o avanço da ciência e tecnologia, especialmente em regiões estratégicas como a Amazônia Legal, impulsionando soluções inovadoras e criativas para os desafios da região.

Por: Paula Lima

Foto: Honório Moreira



Últimas Postagens