Polo Ensinar de Carutapera lança revista sobre psicomotricidade, jogos e recreação infantil
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 25 de fevereiro de 2025
O polo de Carutapera do Programa Ensinar, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), lançou a revista pedagógica SAPIENS, que aborda temas relacionados à educação, psicomotricidade, jogos e recreação na infância, destacando a importância dessas práticas no desenvolvimento infantil.
Durante a disciplina de Psicomotricidade, Recreação e Jogos, ministrada pela Profª Lindoracy Santos, os acadêmicos do curso de Pedagogia produziram livros infantis com narrativas autorais, relacionadas à psicomotricidade. O resultado foi a revista pedagógica SAPIENS, que compilou artigos e estudos sobre técnicas e práticas da área, escritos pelos alunos e pela docente.
Uma das discentes participantes e integrantes da revista, Juliana Maia, falou sobre a importância do projeto. “Os artigos, as ilustrações dos livros infantis, e os trabalhos desenvolvidos, transmitem o conhecimento e a experiência que adquirimos ao longo da disciplina. Esta revista é um marco importante na nossa trajetória acadêmica, que ela sirva de inspiração para que continuemos a trilhar o caminho da pesquisa, da criatividade e da busca por novos conhecimentos”, disse.
Sob orientação da Profª Lindoracy Santos, a publicação apresenta oficinas pedagógicas realizadas por acadêmicos de Pedagogia, explorando diferentes tipos de jogos (artísticos, expressivos, sensoriais, recreativos e desportivos) como ferramentas de ensino.
“A revista, os livros de história Infantil e a Psicomotricidade foram essenciais no desenvolvimento em sala de aula, enquanto as revistas e os livros despertavam a imaginação e o conhecimento, a psicomotricidade fortaleceu a conexão entre corpo e mente, promovendo habilidades físicas, emocionais e cognitivas”, destacou o discente, Matheus Henrique Montelo.
Segundo a Profª Lindoracy Santos, por meio do programa ENSINAR, a Uema tem contribuído significativamente para os Índices de Desenvolvimento Humano no Maranhão. Ela destaca que os professores selecionados para o programa são avaliados e escolhidos por seu elevado know-how. Ela explica que a psicomotricidade, com sua abordagem especializada, oferece apoio na construção da identidade, socialização e autonomia, além de ser uma importante contribuição para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, promovendo uma educação de qualidade e ampliando as perspectivas educacionais.
Para visualizar a Revista SAPIENS acesse Revista SAPIENS
Por: Karolynne Sodré