Estudantes do ProfiTec visitam Centro de Distribuição em Santa Inês para vivência em processos logísticos


Por em 18 de fevereiro de 2025



                   

Os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Logística, do Programa de Formação Profissional Tecnológica da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), fizeram uma visita técnica, dia 15 de fevereiro, ao Centro de Distribuição da Silva Sales Home Center, na cidade de Santa Inês.

A visita, que foi mediada pela professora da disciplina Custos Logísticos, Nazaré Barros, teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência prática sobre processos logísticos, correlacionando conhecimentos teóricos com a prática do mercado de trabalho.

Os estudantes foram recebidos pela gestora Layanne Ferreira, que apresentou a história da empresa, estrutura e locais onde têm operações (Alto Alegre do Pindaré, Bacabal, Buriticupu, Santa Inês e Santa Luzia).

Após a apresentação institucional, o analista de logística Andryon Felipe conduziu os alunos pelos setores do Centro de Distribuição, detalhando as etapas do processo logístico, desde ordem de compra, processo de entradas de mercadorias, recebimento das mercadorias dos fornecedores, tratamento das avarias e não conformidades, conferências, cadastro dos produtos no sistema de gestão de armazenagem, endereçamento, organização e controle dos estoques; atendimento aos procedimentos sobre os impostos; separação e montagem da carga para saída; acompanhamento da frota em tempo real por meio de tecnologia inteligente, dentre outros tópicos.  

A professora Nazaré Barros ressaltou a relevância dessa conexão entre a universidade e o mercado de trabalho para a qualidade da formação dos futuros profissionais, destacando que essa aproximação motiva os alunos e permite que eles compreendam a realidade do setor.

Já o estudante Sansão Barbosa comentou que a experiência foi fundamental para o aprendizado da turma.

“A visita foi essencial para o nosso aprendizado, pois mostrou na prática como a logística envolve uma série de processos internos e organizacionais, como a contratação de serviços, gastos logísticos, impostos, incentivos e o uso de equipamentos de segurança. Com certeza, esse conhecimento contribui muito para a nossa formação profissional e para entender como aplicar esses processos no mercado de trabalho”, disse.

Por Débora Souza



Últimas Postagens