Alunos de Pedagogia do Programa Ensinar vivenciam a importância da Psicomotricidade na formação infantil
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 25 de fevereiro de 2025
A disciplina de Psicomotricidade, Recreação e Jogos, ministrada pela Profa. Dra. Maria Jucilene Silva Guida de Sousa, envolveu os alunos do 5º período de Pedagogia do Polo Presidente Médici, do Programa Ensinar/Uema, em uma experiência única, com o objetivo de reconhecer a importância da Psicomotricidade no processo de formação integral da criança.
Os estudantes foram engajados em diversas dinâmicas, incluindo aulas dialogadas, debates, atividades práticas, criação de jogos e escrita coletiva de um livro digital. Essas ações possibilitaram uma compreensão mais aprofundada sobre como a psicomotricidade influencia o desenvolvimento infantil, tanto no aspecto motor quanto no emocional e social.
A professora Maria Jucilene ressaltou a importância de desafiar os alunos a acreditar em suas próprias capacidades e a explorar seu potencial criativo. “Acreditar na capacidade dos alunos de criar, refletir, escrever é um ato ‘si ne qua non’ na prática pedagógica de todo professor. Por isso, incitei os alunos a acreditarem em si mesmos e os desafiei na escrita de um livro digital, que está em processo. Mais do que assistir aulas, os alunos criaram jogos inéditos e apresentaram na prática, o que elevou a autoestima e o entusiasmo dos mesmos”, destacou a docente.
A experiência também foi amplamente valorizada pelos alunos, como relatou a estudante Jocleane Monteiro de Carvalho Alves. “A disciplina de Psicomotricidade, Recreação e Jogos foi uma experiência enriquecedora e desafiadora. Aprendi a importância da psicomotricidade no desenvolvimento integral da criança, desde a coordenação motora até a autoestima e a confiança. A disciplina também me mostrou a relevância da recreação e dos jogos na educação, como ferramentas para promover a aprendizagem significativa e o desenvolvimento social. A disciplina foi muito prática e interativa, o que me permitiu aplicar os conceitos teóricos em situações reais. Além disso, me ajudou a desenvolver habilidades importantes, como a criatividade, a comunicação e a liderança. Em resumo, foi uma experiência incrível que me permitiu aprender e crescer tanto pessoal quanto profissionalmente”, frisou.
A iniciativa reforça a relevância da Psicomotricidade no contexto educacional e destaca a importância de metodologias ativas na formação dos futuros pedagogos.
Por: Paula Lima