Alunos de Pedagogia do Programa Ensinar vivenciam a cultura do Bumba Meu Boi e produzem livro didático


Por em 19 de fevereiro de 2025



Os alunos do curso de Pedagogia do Polo Carutapera, do Programa Ensinar/Uema, participaram de uma aula prática sobre o sotaque de matraca do bumba meu boi. A atividade foi realizada na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Arte, ministrada pelo Prof. Dr. Renato Moreira Varoni de Castro.

A prática ocorreu ao ar livre, embaixo de uma mangueira no terreno ao lado da escola, onde os alunos puderam aprender por meio da imitação, uma metodologia em que o professor demonstrava e os estudantes repetiam os movimentos e ritmos. Durante as aulas, todos tiveram a oportunidade de experimentar os instrumentos típicos do bumba meu boi, como pandeirão, matraca, tambor onça e maracá. Após esse primeiro contato, cada estudante escolheu um instrumento para praticar de forma mais aprofundada em conjunto com os demais.

O objetivo central da atividade foi proporcionar aos futuros professores uma experiência prática e significativa com a tradição percussiva do bumba meu boi. A familiarização com as técnicas e ritmos foi essencial para que os alunos compreendessem a importância dessa manifestação cultural e pudessem, futuramente, aplicá-la em suas práticas pedagógicas.

Produção de Livro Didático
Além da prática musical, os alunos se dedicaram à produção de um livro infantil inspirado no cotidiano do Polo Carutapera. Durante as aulas, um grilo passou a visitar diariamente o local, o que motivou a criação do personagem Jorge o Grilo. A partir disso, os estudantes desenvolveram uma narrativa que apresenta as aventuras de Jorge pelos acontecimentos culturais de Carutapera, transformando a experiência em um material didático.

O livro foi concebido com os seguintes objetivos:
• Apresentar para as crianças os eventos culturais, artísticos e religiosos de Carutapera e propor atividades para serem desenvolvidas em sala de aula;
• Criar um recurso didático para ser utilizado não apenas em Carutapera, mas também em outras regiões do Brasil, valorizando as culturas locais, regionais e nacionais, conforme previsto na legislação educacional;
• Servir de base para que outros professores possam adaptar e expandir as aventuras de Jorge o Grilo para diferentes cidades e contextos, tornando o material flexível e aplicável a diversas realidades pedagógicas.

“A ideia foi oferecer uma vivência autêntica e significativa para os alunos de Pedagogia, proporcionando um mergulho na cultura local através do bumba meu boi. Além disso, a criação do livro didático reforça a importância de contextualizar o ensino de Artes com elementos do cotidiano, tornando a aprendizagem mais próxima da realidade das crianças. Com iniciativas como essa, esperamos formar professores mais sensíveis e preparados para valorizar e ensinar as riquezas culturais do nosso país”, disse o professor Renato.

Acesse o livro AQUI

Por: Paula Lima



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